Usuários Online

papa_francisco

Jorge Mario Bergoglio – O Sumo Pontífice da Igreja Católica

•         Biografia

O jesuíta argentino Jorge Mario Bergoglio,  nasceu na capital argentina em 17 de Dezembro de 1936.
Graduou-se como engenheiro químico , em seguida, escolhe o caminho do sacerdócio de entrar no seminário diocesano .
A 11 março de 1958 vai para o noviciado da Companhia de Jesus Complete as humanidades no Chile e em 1963, retornou à Argentina, formou-se em filosofia na St. Joseph College, em San Miguel . Entre 1964 e 1965, é professor de literatura e psicologia no Colégio da Imaculada Conceição de Santa Fé em 1966 e ensinou os mesmos assuntos na faculdade de Salvador, em Buenos Aires. De 1967 a 1970, estudou teologia na faculdade com especialização sempre St. Joseph .
Em 13 de dezembro de 1969, foi ordenado sacerdote pelo Arcebispo D. José Ramón Castellano .
Continua a preparação entre 1970 e 1971 , na Espanha, e 22 de abril de 1973 fez sua profissão perpétua em Jesuítas. Novamente na Argentina, é um mestre de noviços no Villa Barilari em San Miguel , professor da Faculdade de Teologia , consultor da província da Companhia de Jesus e reitor do Colégio.
Em 31 de julho 1973, ele foi eleito provincial dos jesuítas na Argentina. Seis anos depois, retoma o trabalho na academia e entre 1980 e 1986 , é o novo reitor do Colégio de São José , bem como pároco ainda em San Miguel . Em março de 1986, ele foi para a Alemanha para concluir sua tese de doutorado , em seguida, enviá-lo no colégio do Salvador em Buenos Aires e mais tarde na igreja da Sociedade , na cidade de Córdoba, como diretor espiritual e confessor .
Assim, 20 de maio de 1992 João Paulo II o nomeou bispo titular de Auca e Auxiliar de Buenos Aires. Em 27 de junho , recebendo a ordenação episcopal na Catedral pelo cardeal . É nomeado vigário episcopal da região Flores e 21 de dezembro de 1993 tornou-se vigário geral. Nenhuma surpresa , portanto, quando , em 3 de junho 1997, foi promovido a Arcebispo Coadjuntor de Buenos Aires. Passado ou mesmo nove meses depois da morte do Cardeal Quarracino acontece com ele , 28 de fevereiro de 1998, como arcebispo primaz da Argentina, Ordinario para os fiéis de rito oriental do residente no país, Grão-Chanceler da Universidade Católica .

No Consistório de 21 de fevereiro de 2001, o Papa João Paulo II o criou cardeal do título de São Roberto Belarmino . Em outubro de 2001 ele foi nomeado como relator-geral adicionado à X Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos , dedicado ao ministério episcopal. Enquanto isso, na América Latina , sua forma se torna mais e mais popular. Em 2002, declina nomeação como Presidente da Conferência Episcopal da Argentina, mas três anos mais tarde, ele foi eleito e reeleito por mais três anos , em 2008. Enquanto isso, em abril de 2005 , ele participou do conclave em que foi eleito o Papa Bento XVI .
Em setembro de 2009 ele lançou uma campanha nacional de solidariedade para com o bicentenário da independência do país : duas centenas de obras de caridade a ser alcançado até 2016. E, com continental , tem grandes esperanças na esteira da mensagem da Conferência de Aparecida , em 2007 , para chamá-lo de " Evangelii nuntiandi da América Latina".

Ele foi eleito Sumo Pontífice 13 de marco de 2013 .

Texto resumido de:  Vaticano

Nossa página no Facebook