Usuários Online

Assembleia das Igrejas Particulares aconteceu em Itaici

assembleia das igrejas indaiatuba 2017 (2)Dom Antonio Emidio Vilar, SDB, padre João Marcos Moreira e leigos de nossa diocese participaram, nesse final de semana, em Itaici, Indaiatuba-SP SP, da 39ª. Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as dioceses do estado de São Paulo.

A temática da Assembleia das Igrejas foi o Ano do Laicato à luz do documento 105 “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade: Sal da terra e luz do mundo”.
A abertura ocorreu na tarde desta sexta-feira (20), às 14h30, presidida pelo arcebispo metropolitano da arquidiocese de Campinas e presidente do Regional Sul 1 da CNBB, dom Airton José dos Santos.
Na sexta-feira, às 16h30, aconteceu a conferência de abertura com o conferencista o assessor do Setor Leigo da Comissão da CNBB, Laudelino Augusto dos Santos Azevedo. O tema central desta conferência foi a “Formação dos cristãos leigos e leigas para a participação na vida social e política como um processo de iniciação a Vida Cristã”.
No sábado (21) as atividades foram realizadas das 7h às 20h30. A programação se encerrou às 12h do domingo (22).
Entre os vários temas abordados destaca-se “O Processo de Iniciação à Vida Cristã para formar cristãos leigos e leigas para a participação à vida social e política” e o “Ano do Laicato”.
Segundo o Estatuto do Regional, a Assembleia das Igrejas particulares é órgão que expressa a comunhão, a participação e a missão das Dioceses deste Regional e chama-se Assembleia das Igrejas porque tem a participação de leigas e leigos que atuam nas Igrejas locais.

assembleia das igrejas indaiatuba 2017 (1)

Nossa página no Facebook