Usuários Online

Homilias Dominicais – DOM ANTONIO EMIDIO VILAR, SDB

28º Domingo Comum: Convite para a festa

15 de outubroVenham para a Festa! Este é o convite do Senhor para acolher o Reino de Deus, um mundo mais justo e fraterno. Os domingos anteriores falaram do trabalho na vinha. Hoje temos a imagem da festa de casamento, da aliança. Deus faz a sua parte, prepara a festa, e espera a nossa resposta.

A parábola dos convidados para a festa é de Mt 22, 1-14.

27º DOMINGO DO TEMPO COMUM: A Vinha do Senhor

08 de outubro

O Mês de Outubro é dedicado ao Rosário e às Missões. Na mensagem para o Dia Mundial das Missões, o Papa aborda o tema A missão no coração da fé cristã, destaca que a Missão inspira uma espiritualidade de êxodo, peregrinação e exílio contínuos e lembra que a Igreja não é fim em si mesma, mas mediação do Reino, não é autorreferencial, que se compraz nos sucessos terrenos, mas Igreja de Cristo crucificado e glorioso.

Continue lendo

26º Domingo do Tempo Comum: SIM, Pai!

01 de outubroO mês das Missões destaca o nosso Sim a Deus, a resposta a seu chamado, a missão que Ele nos propõe. O mês da Bíblia nos ensinou a ler, meditar e viver a Palavra de Deus. Como Maria, cabe a nós dizer Sim! Exemplo e intercessora das missões é Santa Teresinha do Menino Jesus.

Continue lendo

25º Domingo do Tempo Comum: Trabalhar na Vinha do Senhor.

24 de setembroA Igreja é o vinha na qual o Senhor nos convida a trabalhar. Mas podemos nos perguntar: Qual o critério de Deus para o pagamento pelo trabalho nela realizado? As leituras bíblicas respondem.

Is 55,6-9 diz que o jeito de Deus é muito diferente do que imaginamos. Deus não pensa como nós. Ele não julga pela quantidade, mas pela qualidade com que se faz.

24º Domingo do Tempo Comum: o perdão

homilias dominicais_Deus nos ama sem medida e nos convida a amar nossos irmãos do mesmo modo.

O Livro do Eclo 27, 33ss nos fala do mal da ira e do rancor, que não levam à felicidade e que se não se pode esperar o perdão de Deus e não querer perdoar ao irmão. O sábio sabe perdoar as ofensas e tem compaixão pelo seu irmão. A sabedoria não leva ao rancor, à ira e vingança. Dois séculos antes de Cristo já vemos a relação entre o perdão humano e o perdão divino: quem não perdoa ao irmão, como terá coragem de pedir o perdão de Deus?

23º Domingo do Tempo Comum: Sentinelas de Deus

homilias dominicais_A melhor homenagem que podemos fazer à Bíblia em seu mês de Setembro é ouvir a Palavra de Deus, acolhê-la, guardá-la no coração, meditando-a e vivendo-a no dia-a-dia. A Palavra sempre traz uma luz para as situações da vida. Uma destas situações é esta: Diante de uma pessoa amiga que erra, o que fazer? Falar ou calar? As leituras bíblicas de hoje nos dão uma resposta.

22º Domingo Comum: Seguir Jesus

homilias dominicais_Seguir o Senhor é a descobrir a loucura da Cruz. Dois exemplos: Jeremias e Pedro.

Jeremias (20, 7-9) descreve sua experiência de Cruz. Seduzido pelo Senhor, pôs-se a serviço de Deus. Nesse caminho conheceu o sofrimento, a solidão, a perseguição. Teve a tentação de largar tudo, mas não desistiu: Senti dentro de mim um fogo ardente a me penetrar! É o grito humano de um coração dolorido, marcado pela incompreensão e pelo aparente fracasso na Missão. No sofrimento desanima, mas logo se reanima, movido por uma grande paixão por Deus. É a experiência de quem acolhe a Palavra do Senhor e vivem em coerência com os valores de Deus Paulo (Rm 12,1-2) convida a oferecer a própria vida a Deus, o verdadeiro culto que agrada a Deus.

Nossa página no Facebook