Usuários Online

Histórico do Museu

Histórico

Fundado em janeiro de 1987, por Dom Tomás Vaquero e pelo engenheiro João Batista Merlin, o Museu é uma instituição educativo-cultural, destinada à preservação da memória da tradição religiosa da população regional, uma vez que o acervo é constituído essencialmente de peças oriundas dos dezoito municípios que compõem a Diocese de São João da Boa Vista. A instituição tem o intuito de resguardar a expressão cultural-religiosa, proporcionar acesso às informações para pesquisa e compartilhar a importância da preservação de seu patrimônio.

No Museu o visitante pode apreciar os mais diversos objetos sacros destinados ao culto e devoção religiosa dos fiéis da Igreja Católica. O acervo é composto de aproximadamente dez mil peças, número expressivo que revela a importância do patrimônio cultural de nossa região. O acervo se constitui de diversas coleções: imaginária (de madeira, roca, pedra sabão, terracota, papel machê, gesso oco e maciço e metal), tecidos (indumentária litúrgica, toalhas, estandartes), metal (castiçais, vasos, coroas, resplendores), santinhos de papel; terços e rosários, crucifixos, medalhinhas, relíquias de santos; livros (litúrgicos e históricos), e sufrágios. Recebem destaque a mobília e muitas peças sacras doadas pela Cúria Diocesana oriundas da Fazenda Cachoeira, (propriedade herdada pela Diocese).

As peças são do século 18 ao 20, de diferentes gêneros, de menções de grande valor que expressam a memória histórica, social e política de nossa sociedade.

No dia 30 de novembro de 2009, foram inauguradas as novas instalações do Museu de Arte Sacra. O novo espaço, localizado no térreo do Palácio Episcopal, abriga a administração do Museu, grande parte do seu acervo, exposições permanentes e temporárias proporcionam ao visitante aconchegante receptividade.

Algumas das salas, destinadas ao Museu, do prédio do Bispado, considerado um dos mais belos de São João da Boa Vista, tiveram seus pisos trocados por ladrilhos hidráulicos, manualmente confeccionados por Odair Roberto Pinto Quebradas, de apelido “Pinguinha”, residente em São João.

As exposições oferecidas pelo Museu e a montagem do novo espaço se deram graças ao trabalho incansável de muitos voluntários que se dedicam com grande zelo à causa do Museu. Entre tantos voluntários do Museu, merece destaque Maria Aparecida Batista (Mana), Pílade Pomeranzi Neto e Antonio Carlos Rodrigues Lorette.

Até o presente momento, mais de sessenta mil pessoas já visitaram o Museu. Foram inúmeras as exposições temporárias e itinerantes. O museu de Arte Sacra já participou com exposições para a Sétima, Oitava e Nona Semana Nacional de Museus, evento que acontece anualmente incluindo, assim, o Museu de Arte Sacra no roteiro nacional. O Museu participa da Revista Especial da Semana Nacional de Museus, distribuída pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), autarquia Federal do Ministério da Cultura. Fato este que consolida o esforço, a dedicação e apoio de parceiros que reconhecem o comprometimento da Instituição em relação à preservação dos bens culturais da Igreja.

pe_claudemir_aparecido_canela

Pe. Claudemir – Administrador do Museu