Menu Principal
Usuários Online

Nossa Senhora Aparecida: Modelo da Juventude!

 

12 out nsa sra apChegamos ao ápice do nosso Ano Mariano! Neste 12 de outubro, celebramos enfim os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição no Rio Paraíba do Sul. Vivemos um ano jubilar e temático, onde reavivamos nossa fé e conhecimento sobre os acontecimentos marcantes desta devoção em nosso país, através das mais diversas manifestações populares e iniciativas eclesiais para marcar este momento histórico. E a juventude católica se fez presente em todos eles. Vale destacar, entre tantas ações, a #Rota 300, que consistiu numa atividade missionária da juventude nos últimos anos, culminando na Missão dos 300 anos, ocorrida em julho de 2017.

Nossa Senhora Aparecida, entre tantos sinais e direções que nos dá em uma simples e pequena imagem, nos convida a assumir nossa responsabilidade missionária com o povo de Deus, especialmente com os mais simples, excluídos e necessitados. Ela nos ensina isso, por ter “aparecido” negra, num tempo de escravidão…, em pedaços, num tempo de exploração…, e pobre para os pobres…, num tempo de grandes necessidades.

É…! Parece que exceto pela abolição da escravatura, os tempos não mudaram tanto…! Se pensarmos numa visão mais ampla, nem mesmo o contexto da escravidão mudou tanto, pois ainda há muito preconceito e julgamento baseado na cor e na condição social das pessoas. Vivemos um tempo de grande exploração do povo, em que os que deviam cuidar do povo como governantes e líderes, pensam em seus próprios ganhos e desviam milhões e milhões em nome de seu bem estar egoísta e da ambição desmedida. Precisa-se de tanto para viver? Enquanto isso, os hospitais são sucateados e o bem público leiloado! Temos o suficiente materialmente para que todos vivam bem providos do necessário, mas não temos o suficiente em líderes de caráter ilibado para distribuir de forma lícita e adequada a renda pública. Meu Deus!!! Como podem agir assim? E como pudemos mudar isso?

Não se vive só de lamentações, nem de murmúrios! Nossa Senhora Aparecida nos dá sinais de esperança! É olhando para ela que vemos um povo sofrido se erguer sempre que necessário e buscar em seu colo a força para seguir adiante! É olhando para ela que a juventude se animou a renovar o compromisso missionário, que não é apenas anunciar o Evangelho, mas levar a Boa Nova a todos os homens e ao homem todo, na sua integralidade, promovendo a justiça e a paz! É olhando para ela, simples e orante, que aprendemos que o que importa não é o que apenas o que se faz (numa atitude exterior), mas quem se é (numa conversão interior)! É olhando para Maria que aprendemos a seguir Jesus, seu Filho amado, com postura adequada e amor sincero! É olhando para Maria que a juventude não esquece que existe possibilidade de viver a pureza, a castidade, o desprendimento, a justiça, a honestidade, a simplicidade e a alegria profundas, pois ela é modelo de discípulo, como Mãe e Mestra da juventude.

Maria, Mãe Aparecida, nossa Mãe, roga por nossa juventude, para que possam ser cada dia mais, discípulos e missionários convictos, num mundo que tenta, de todas as formas, relativizar a religião e os valores mais santos e fundamentais! Intercede óh Mãe, por nossa juventude, para que sintam um reascender da esperança e sejam homens e mulheres que nadem contra a corrente, vivendo como cristãos verdadeiros que mudem a história. Para isso não precisamos ser muitos em número, mas em qualidade!

 

padre_reginaldo de oliveira carreira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pe. Reginaldo Carreira 
Publicado em Outubro de 2017 – Revista Família Cristã.

Nossa página no Facebook