Usuários Online

Padre Donizetti é declarado Venerável

pe donizetti tambau venerávelA Congregação para as Causas dos Santos divulgou nesta terça-feira, 10 de outubro, o decreto assinado pelo Papa Francisco que reconhece as virtudes heroicas de Padre Donizetti Tavares de Lima, etapa considerada fundamental no processo que pode levar à canonização. Com o reconhecimento dos cardeais, bispos e teólogos do Vaticano, o sacerdote recebeu o título de Venerável.

O título é o reconhecimento de que Padre Donizetti viveu em grau heroico as virtudes teologais da fé, esperança e caridade, bem como as virtudes cardeais da prudência, fortaleza, temperança e justiça, vividas de forma extraordinária, perante Deus e o próximo. No caso do Padre Donizetti, também foi comprovado que o religioso viveu virtuosamente os votos evangélicos da pobreza, obediência, castidade e humildade. O decreto permite ainda que a causa de beatificação do sacerdote, iniciada em 1992, cumpra sua última etapa: a confirmação do milagre.

O reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida de Tambaú, construído graças ao sonho de Padre Donizetti de erguer uma Igreja dedicada à Padroeira do Brasil, e vice postulador do Processo de Beatificação de Padre Donizetti, padre Anderson Godoi de Oliveira, comemora a notícia. “Hoje fomos surpreendidos pela graça de Deus: Padre Donizetti se tornou Venerável. Recebemos essa feliz notícia no mesmo dia em que o Papa Francisco enviou uma mensagem de saudação a todos os brasileiros, por ocasião da Festa de Nossa Senhora Aparecida. Padre Donizetti era devoto da Mãe Aparecida, que se faz presente neste momento tão especial. A nossa família está em festa”, declarou.

Devotos de todo o país, especialmente do município de Tambaú, onde a vida do sacerdote foi marcada por grandes acontecimentos, comemoram com alegria e fervor a notícia de que Padre Donizetti se tornou Venerável e esperam que os milagres atribuídos ao saudoso pároco sejam aceitos pela Igreja Católica. Caso isso aconteça, Padre Donizetti passará de Venerável a Beato e, posteriormente, pode ser canonizado para se tornar Santo.

Padre Donizetti

Donizetti Tavares de Lima nasceu no dia 03 de janeiro de 1882, na cidade de Cássia/MG. Aos 21 anos, já havia tomado a decisão pelo sacerdócio e matriculou-se no curso de Filosofia do Seminário de São Paulo. Completou seus estudos eclesiásticos em Pouso Alegre/MG, onde se tornou sacerdote em 12 de julho de 1908. Em sua ordenação sacerdotal, Padre Donizetti fez voto de pobreza. Assim, viveu de maneira muito simples e humilde e exerceu seu sacerdócio a serviços dos pobres, desprotegidos e doentes.

Padre Donizetti chegou a Tambaú em 12 de junho de 1926. Morava em uma casa modesta, com o mínimo de mobília e utensílios, em meio aos livros, única coisa de dizia possuir. No município, fundou diversas obras sociais, como o Asilo São Vicente de Paulo e a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Tambaú. Além disso, criou a Congregação Mariana, a Irmandade das Filhas de Maria e o Círculo Operário Tambauense.

Na década de 1950, ficou conhecido como o “padre milagreiro de Tambaú” em razão das graças, conversões e milagres de curas atribuídos à sua intercessão, e que o mesmo atribuía a Nossa Senhora Aparecida, por quem nutria devoção particular. Devotos e romeiros de todo o país viajavam a Tambaú para pedir uma bênção especial e agradecer as graças alcançadas.

Padre Donizetti faleceu no dia 16 de junho de 1961, às 11 horas e 15 minutos, na Casa Paroquial de Tambaú, hoje Casa Museu de Padre Donizetti, aberta à visitação. O enterro aconteceu no dia 17 de junho e contou com a presença de familiares, fiéis, autoridades, padres, freiras e imprensa.

Créditos: Daniele Castro – Amex Assessoria
Confira também: