Menu Principal
Usuários Online

Paz na Terra!

 

dia mundial da paz_01 01 2018Logo no início do ano, celebramos o dia mundial da paz. É um dia propício, visto que realmente a aurora de um novo ano traz em si a idéia de recomeço, de novos projetos de vida, de propósitos de mudança e de promessas pessoais. Creio que além de dia mundial da paz, deveria ser considerado o dia mundial da esperança, da alegria, da persistência e da capacidade de sonhar!

Ainda embalados pela fé fortalecida no Natal, nos vemos envolvidos pelo desejo de um novo tempo e pela capacidade de acreditar que tudo pode mudar. Na verdade é esta capacidade de continuar a crer que deveria nos nortear em todos os dias do ano. Acreditar é quase inerente ao ser humano, mas continuar a acreditar, diante decepções e frustrações, é um pouco mais complicado, mas possível! A cada dia deveríamos reafirmar a capacidade de crer no amor, mesmo tendo vivido desilusões…, a capacidade de crer na paz, mesmo vendo tanta violência, a capacidade de olhar além da dor e do ódio para alcançar a tranquilidade real. E continuar a acreditar é o combustível especial e dinâmico para viver bem, especialmente nas fases decisivas da vida como a juventude e a maturidade.

Para que isso aconteça, é preciso começar pela pacificação e reestruturação do nosso modo de viver…; ande mais calmamente quando possível, e observe o movimento da natureza ao seu redor, desacelere seu ritmo e suas reações, não seja tão rígido em suas decisões, mudar de idéia não é fraqueza…; organize o tempo para conviver de fato com sua família e amigos…, para ler um livro, para sentir a brisa, para conversar com quem se ama e admira…; prá quê tanta pressa?!? Se ainda não conseguimos pacificar-nos interiormente, comecemos exteriormente. Pacificar, contemplar, orar: verbos extremamente necessários na aventura da vida, para que possamos olhar além das aparências e das tempestades! E se olharmos além, continuaremos a crer e a ensinar a crer, mantendo a paz, promovendo a paz, “ressuscitando” a paz, por causa da fé! Como diz a canção: “fé na vida, fé no homem e fé no que virá!”

Há pouco, em nossas celebrações, ouvíamos a narração do canto dos anjos anunciando Jesus que nasceu, e proclamando: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade!” É vontade de Deus que em Jesus, o Príncipe da paz, nosso tempo seja iluminado com a esperança de um mundo novo, fundamentado em seus projetos para a humanidade, e lugar onde o Reino da paz aconteça! E é nossa tarefa fazer esse Reino de Deus se realizar, continuando a acreditar que a paz é possível, que ela vence toda violência e que permanecerá! Isso também é ter boa vontade!

Acreditando na promessa do Senhor e fazendo nossa parte, a paz se realizará, em nós e no mundo. Esse é nosso desejo e nossa esperança de quem tem fé: paz em nosso coração, paz em nossas famílias, paz em nossas comunidades, paz em toda nossa Igreja, paz em nosso Brasil…, e finalmente: paz na terra aos homens de boa vontade!

 

padre_reginaldo de oliveira carreira

 

 

 

 

 

 

 

Pe. Reginaldo Carreira
Texto publicado na revista FAMÍLIA CRISTÃ
em janeiro de 2011

Nossa página no Facebook