Pascom reuniu-se em São José do Rio Pardo

Na manhã de 10 de Março, a cidade de São José do Rio Pardo recebeu cerca de 43 agentes de pascom da diocese para um encontro de formação. Estiveram presentes o bispo diocesano, Dom Antonio Emidio Vilar, SDB, e também os padres Agnaldo José dos Santos, assessor diocesano da Pascom, Pe. Reginaldo de Oliveira Carreira, assessor de imprensa, e também o Pe. Celso Brás, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia de São José do Rio Pardo, que recebeu a todos com muito carinho.

O tema deste encontro foi: “A verdade vos tornará livres (Jo 8, 32), fake news e jornalismo de paz”, que foi proposto pelo Papa Francisco, para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Este encontro contou com a acolhida, oração e bênção com o Pe. Agnaldo José, e no segundo momento Pe. Reginaldo Carreira apresentou o Projeto de Comunicação que está sendo colocado em prática na Diocese, para este ano de 2018.

Em seguida, os participantes do encontro puderam assistir um documentário sobre “Fake News – Baseado em fatos reais”. O documentário foi produzido pela Globo News, no qual, André Fran, Rodrigo Cebrian e Felipe UFO, percorreram países para fazer um retrato fiel do fenômeno das notícias falsas. Confira você também, clique aqui.

O bispo Dom Vilar, também contou um pouco sobre a experiência do trabalho dos Jovens Conectados da CNBB, ele que é membro da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude (CEPJ).  “Os jovens tem um papel importante como protagonistas e estímulo de missão como Pascom”, destaca Dom Vilar.

O  jornalista Everton Barbosa, da Arquidiocese de Maringá, também se fez presente entre nós, através de sua mensagem em vídeo, ele nos falou um pouco sobre a importância da verdade na vida dos comunicadores e a cultura da paz.

Após, Pe. Agnaldo José apresentou uma síntese da Mensagem do Papa Francisco para o 52ª Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado dia 13 de Maio de 2018. A mensagem do Papa está disponível em: Vatican News.

E no final deste encontro houve um momento de partilha entre os agentes da Pastoral da Comunicação.