Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão recebem formação na diocese

Sabemos que Jesus passou a vida fazendo o bem a todos. Revelou pelos gestos e atitudes que a vida é dom e serviço. Foi, portanto, incansável no serviço ao povo, especialmente aos mais pobres. “Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós, seja vosso escravo. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos” (Mt 20,26-28).

O serviço é a exigência primeira da Evangelização; é testemunho do amor gratuito de Deus para com cada pessoa. Ele se expressa em todas as pastorais e atividades. É, principalmente, na acolhida que se constrói a comunidade. A Igreja reconhece alguns serviços como tão importantes que os chama de ministérios.

Um deles é o Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão (MESC) que conta com mais de 3500 membros em toda nossa diocese.

Afim de aprofundar a identidade e a missão dos MESCs estão sendo realizados, em todas as Foranias da nossa diocese, os encontros de formação. As Foranias de Nossa Senhora das Dores, São José e parte da Forania de São João Batista, já sediaram os encontros onde compareceram mais de 1600 ministros das cidades que compõem essas foranias.

Os encontros aconteceram num clima festivo onde todos puderam meditar e aprofundar o ministério que exercem dentro da Igreja, buscando refletir  a importância dos serviços que realizam no contato direto com a Eucaristia, o maior de todos os dons deixado pelo Cristo Senhor à sua Igreja, buscando ter uma consciência mais profunda e uma participação sempre mais ativa na vivência desse ministério extraordinário.

Os próximos encontros acontecerão na cidade de Espírito Santo do Pinhal, no dia 21 de Maio às 19h30 no Salão Paroquial da Paróquia São João Batista, com os MESCs de Pinhal e de Santo Antônio do Jardim.

Em Mogi Guaçu, será no dia 05 de julho, às 19h30 na Igreja de Nossa Senhora do Rosário com os MESCs das Paróquias dessa cidade. Contamos com a participação de todos os MESCs dessas foranias e com o incentivos de todos os párocos.

Que a eucaristia seja verdadeiramente nosso “pão da unidade” para que possamos realizar tudo “por Cristo, com Cristo e em Cristo”!

Padre Adriano Roberto da Silva
Assessor dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão