Comissão para a Vida e Família da diocese esteve no XX Congresso da Pastoral Familiar

Neste final de semana dos dias 27 a 29 de julho, a Diocese de Jales sediou o XX Congresso da Pastoral Familiar do Regional Sul 1 da CNBB.

A Diocese de São João da Boa Vista, esteve representada pelo Pe. João Marcos Moreira, Coordenador Diocesano da Comissão Pastoral para a Vida e Família, e os casais coordenadores diocesanos, Heitor Piovezani Junior e Rosângela Petri Piovezani, e Luis Bergamasco e Enorecilda Zani Bergamasco.

O tema do congresso foi: “O Evangelho da Família: Alegria para o Mundo”, que tem como foco a relação familiar. Inspirado nas palavras do Papa Francisco: “o Evangelho da família é resposta às expectativas mais profundas da pessoa humana”, o Congresso busca evangelizar as famílias e introduzi-las no caminho do Senhor.

Segundo a comissão da Pastoral Familiar do Regional Sul 1, os congressos visam a Oração, reflexão, formação, troca de experiências, congraçamento e muita informação, partindo sempre do tema do Encontro Mundial das Famílias que, neste ano, acontecerá em Dublin, Irlanda, de 22 a 26 de agosto.

Como uma Igreja em saída, através dos congressos, se pretende chegar a todas as famílias do Regional Sul 1, para se levar a novidade e a beleza do anúncio próprio dos três setores da Pastoral Familiar (Pré Matrimonial, Pós Matrimonial e Casos especiais) de forma a atender o que nos pede o capítulo VIII da Amoris Laetitia, Exortação Apostólica, pós sinodal, do Papa Francisco: “Acompanhar, discernir e integrar a fragilidade” de todas as famílias; de todas as pessoas, numa pastoral de conjunto em que cada um entra com o seu melhor para o bem de todos.

Além de palestras e partilha das ações pastorais, o congresso conta também com momentos culturais como teatro, coral, etc. Reunindo diversas Dioceses do Estado de São Paulo.