Agentes da Pascom receberam formação da EDICOM neste final de semana

Neste Sábado 11, cerca de 30 agentes da Pastoral da Comunicação das paróquias da diocese estiveram presentes na Escola Diocesana de Comunicação (EDICOM), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Mogi.

Pe. Agnaldo José do Santos, assessor diocesano de formação da Pastoral da Comunicação, recebeu a todos com alegria e oração.

Os agentes estudaram no período da manhã sobre o tema: “Comunicação e Igreja no mundo em mudanças”, Capítulo 1 do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (DOC 99), estudo ministrado por Arnaldo Januário da Silva e Marcos Ricardo Covre (Coordenadores da Pascom da Paróquia Santa Cruz de Santa Cruz das Palmeiras e Membros do Conselho da Pascom do Sub Regional RP1). Logo após a apresentação do Capítulo 1, os participantes dividiram-se em 4 grupos, para discutir sobre 3 reflexões:

1) Na sua pastoral, são trabalhados os 4 pilares: Formação, Produção, Espiritualidade e Articulação?

2) Suas ações comunicativas, estão pautadas na lógica da responsabilidade e veracidade?

3) No âmbito paroquial, vocês estão abertos à escuta?

Logo após a primeira parte prática da manhã, o palestrante Eduardo Cunha de São José do Rio Pardo (Locutor, apresentador, cantor, teólogo, pós-graduado em Comunicação e Oratória, Coach e empresário), falou sobre o tema: “Em Paz com a comunicação”.

Ele retratou sobre práticas do nosso dia a dia, despertou reflexões sobre como as pessoas estão comunicando hoje, falou sobre os 10 mandamentos da comunicação, fundamentos de oratória e ferramentas para o desenvolvimento pessoal PNL (Programação Neurolinguística).

Este dia foi muito rico em conhecimento e aprendizado para todos os participantes. O próximo encontro da EDICOM, está programado para o dia 10 de Novembro de 2018, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima de São João da Boa Vista. Participe conosco e ajude a sua comunidade com a Pastoral da Comunicação.

Os documentos que foram expostos podem ser acessados através dos links:

“Comunicação e Igreja no mundo em mudanças” – Arnaldo Januário e Marcos Covre

“Em Paz com a comunicação” – Eduardo Cunha

Crédito as fotos: Agência Graça – Juliana Andrade Pascom Servus Christi de Vargem Grande do Sul