Diocese reuniu 216 leigos na Formação Diocesana de Liturgia em Casa Branca

No último domingo (23), no Santuário Nossa Senhora do Desterro de Casa Branca, a Comissão Diocesana de Liturgia realizou o seu I Encontro Diocesano de Formação Litúrgica destinado aos leigos e leigas da diocese. Cerca de 216 leigos(as) se tornaram multiplicadores em suas paróquias, permitindo que outros leigos recebam a mesma formação e assim tomem parte ativamente da celebração sacramental nas paróquias e comunidades.

Esteve presente  como assessor o Pe. Antônio Élcio de Souza, conhecido também como padre ‘Pitico’, ele é presbítero na Arquidiocese de Ribeirão Preto, Reitor do Seminário Maior desta mesma diocese, mestre de cerimônias do arcebispo de Ribeirão Preto e também é estudioso da liturgia cristã.

Durante o encontro foi trabalhado a respeito da espiritualidade dos leigos e leigas dentro da ação litúrgica, de modo a conscientizar que todos tem espaço na celebração dos Sacramentos e sacramentais.

Observando o pedido do Concílio Vaticano II (SC 14-20), que insiste na formação litúrgica de todo o Povo de Deus, nossa Igreja Particular tem se esforçado para que todos possam assumir o seu papel dentro do culto cristão, e deste modo participar ativamente na liturgia e na construção do Reino de Deus.

A Equipe de Liturgia bem como Pe. Rogério Ramazotti Calelo, Coordenador Diocesano da Comissão para a Liturgia, manifesta gratidão a todos os envolvidos:

“Agradeço ao Padre Pitico, pela disponibilidade em assessorar o encontro, ao Pe. Richard Strazza da Silva, assessor diocesano da Comissão de Liturgia, pelo incentivo na realização deste encontro, pela preocupação na realização do Santuário Nossa Senhora do Desterro, que abriu suas portas para acolher a todos; aos coordenadores forâneos, que auxiliaram na preparação do encontro; e de modo especial os leigos que se disponibilizaram para participar e crescer um pouco mais para bem servir à Igreja e construir o Reino de Deus”, enfatizou Pe. Rogério.