Diocese abre inscrições para Curso de Teologia para leigos

Buscando o aperfeiçoamento e crescimento dos leigos e leigas, a Diocese de São João da Boa Vista oferece a Escola Diocesana de Teologia. As aulas destinam-se aos leigos e religiosos que tenham uma comprovada atuação pastoral, configurem-se pessoas capazes de repassar nas paróquias os conteúdos e práticas refletidas e possam desempenhar os serviços de coordenação e/ou formação dos agentes pastorais de sua comunidade paroquial.

JUSTIFICATIVA

É inegável a contribuição dos leigos e leigas no serviço pastoral. Procurando qualificar mais esta ação evangelizadora, esta proposta de formação não visa formar agentes de pastoral em série tal qual modelo industrial, mas qualificar o serviço pastoral prestado às diversas comunidades eclesiais e prepará-los para vivenciar e comunicar a mensagem cristã àqueles que desejam conhecer e seguir a Jesus Cristo.
Almeja-se, com isso, formar agentes com fé profunda; clara identidade cristã e eclesial; sensibilidade social; capazes de transmitir não apenas um ensinamento. Além disso, uma formação cristã integral, que supera tendências unilaterais divergentes e oferece uma educação na fé que conjugue harmoniosamente teoria e prática.

OBJETIVO

Proporcionar “a formação de que o leigo católico precisa para atuar conforme sua vocação desenvolvendo a riqueza dos dons e talentos recebidos” (CNBB, Doc. 62, 186).

REGIME DE FUNCIONAMENTO

O curso acontece em 5 módulos independentes, cada um com 5 encontros.
As aulas acontecerão no quarto domingo de cada mês, a partir do dia 24 de fevereiro de 2019, das 8h às 17h30, no Seminário Coração de Maria, em São João da Boa Vista.
O candidato deverá matricular-se e para aprovação, cumprir um mínimo de 75% de frequência e realizar as atividades propostas por cada assessor(a). Uma vez concluído todos os módulos, será entregue um certificado de conclusão com os conteúdos frequentados.

CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO

– Participar efetivamente da comunidade paroquial;
– Possuir qualidades que o torne capaz de repassar os conteúdos e práticas refletidas.

INVESTIMENTO:

Para gastos com manutenção e alimentação, o investimento será de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) para cada módulo, pagos à vista ou em 3x de R$ 55,00 no boleto, pagos nos três primeiros meses de cada módulo.

CONTEÚDO

– 1º módulo: Literatura veterotestamentária
Introdução à Sagrada Escritura, História de Israel, Pentateuco, Profetas, Salmos e Sapienciais.

– 2º módulo- Literatura neotestamentária I (Sinótica e Joanina)
Palestina no tempo de Jesus, Evangelhos Sinóticos, Atos dos Apóstolo, Literatura joanina

– 3º módulo – Literatura neotestamentária II (Cartas Católicas e Paulinas) e Introdução a teologia
Cartas Católicas, Literatura Paulina, Introdução à Teologia e Teologia da Revelação

– 4º módulo – Teologia Sistemática I
Antropologia teológica e Graça, Mistério de Deus Uno e Trino, Cristologia e Escatologia

– 5º módulo – Teologia Sistemática II
Eclesiologia, Mariologia, Moral fundamental e moral matrimonial, Doutrina Social da Igreja e Moral Social e Introdução à liturgia e liturgia sacramental

INSCRIÇÕES:

Para a inscrição, envie os dados solicitados abaixo para o e-mail escoladeteologia.sjbv@gmail.com
ou para o endereço abaixo (Instituto Diocesano Coração de Maria, Rua José Maringolo, 70 – Bairro Santo André – CEP 13.874-016 – São João da Boa Vista-SP)

DADOS SOLICITADOS PARA INSCRIÇÃO:

Nome:
Endereço:
Bairro:
Cidade:
CEP:
Telefones:
CPF: (Para emissão do certificado)

Paróquia:
Participa de pastoral ou movimento? Se sim, qual?

Para maiores informações ligue: (19) 3638-1810
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta das 8h às 11h30