Iº Domingo do Advento (Ciclo C): Tempo de Esperança

O Advento inicia o ano Litúrgico que celebra os mistérios da fé, da Salvação e se apóia em duas colunas, Natal e Páscoa, com 3 momentos: preparação (Advento e Quaresma); celebração (Natal a Epifania; Páscoa a Pentecostes); prolongamento (domingos do tempo comum).

Advento, tempo de esperança, celebra: Um fato passado: Vinda histórica de Cristo prometida a Abraão, lembrada pelos profetas, esperada pelo povo, realizada em Belém. Um fato presente: Vinda de Jesus presente na Igreja, na Palavra, Eucaristia e irmãos. Um fato futuro: A segunda vinda, no fim do mundo. A liturgia fala de um novo tempo marcado de esperança e de alegria:

Em Jr 33,14-16, olhamos para o Passado. Após um longo exílio, o Povo, cansado e abatido, retorna para a sua terra, mas encontra tudo destruído, precisa recomeçar tudo de novo. O profeta Jeremias proclama a chegada de dias melhores; recorda as promessas de Deus, elimina a saudade do passado, o medo do presente e instaura o clima da Esperança. Surgirá um descendente de Davi que trará paz e salvação. O rebento esperado é Jesus de Nazaré. Com ele teve início o Reino de Paz e Justiça. Mas, a construção desse mundo novo não termina com o seu nascimento de Cristo, mas pede mais tempo, nossa ajuda e empenho.

Em 1Ts 3,12-4,2 vemos o Presente. Paulo lembra que a melhor maneira de esperar a vinda do Senhor é crescer no amor recíproco. Sem esse amor, é vazio o Advento e o próprio Natal.

Em Lc 21,25-28.34-36, vemos o Futuro. Os últimos dias da vida terrena de Jesus anunciam tempos difíceis de sofrimento, perseguição. Em linguagem apocalíptica, a segunda vinda de Cristo, com sinais catastróficos, não é um quadro do fim do mundo: as imagens dos profetas falam do dia do Senhor, quando Ele vai intervir na história para libertar o seu Povo.

A intenção é reavivar a Esperança pelo novo dia que surgirá e motivar a Vigilância para reconhecer e acolher o Senhor que vem. ‘Fiquem de pé e levantem a cabeça, pois a vossa libertação está próxima’. O Evangelho ensina a não esperar passivamente a vinda do Filho do Homem. É preciso estar atento a essa salvação oferecida e aceitá-la. É necessário reconhecer Jesus que vem nos sinais da história, no rosto dos irmãos, nos apelos dos que sofrem e que buscam a libertação. É preciso ter a vontade e a liberdade de acolher o dom de Jesus, deixar que ele nos transforme o coração e se faça vida em nossos gestos e palavras. É preciso ter presente, que este mundo novo está em construção e que depende de nossa resposta.

Como preparamos o Natal? Só com presentes, enfeites, músicas e festas, comes e bebes, ou preparamos um Natal verdadeiramente cristão, vivido num Clima de:

Oração: na Comunidade, a liturgia do Advento; nas famílias, a Novena de Natal…

Vigilância para perceber os sinais da presença de Deus; por Deus em primeiro lugar; ler a realidade com o olhar voltado à eternidade; crer que o Reino de Deus está presente entre nós. O perigo: Não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e preocupações da vida.

Esperança: Advento é participar de uma espera profunda de todos os homens pela vinda de Deus. De cabeça erguida apesar dos problemas que nos cercam.

Conversão: preparar o presépio e o coração. Natal cristão existe se Cristo vem ao coração. Senão, sua vinda é inútil se não removemos a bagagem inútil que impede caminhar para Cristo.

Como há dois mil anos em Belém, Cristo busca um lugar em nossa casa, em nosso coração.

Dom Antonio Emidio Vilar, sdb