IIIº DOMINGO DA PÁSCOA: A BARCA

I

A Igreja tem a missão de continuar a missão de Jesus. Ele estará sempre com a Igreja, vivificando-a e orientando-a com a sua Palavra.

Em At 5,27b-32.40s Pedro testemunha Cristo Ressuscitado no Sinédrio. Proibido de testemunhar o Ressuscitado, Pedro responde com o anúncio cristão, o Kerigma, e diz: É preciso obedecer antes a Deus, do que aos homens. Flagelados, os discípulos saem do tribunal felizes por terem sofrido pelo nome de Jesus.

Ap.5,11-14 fala do poder de Cristo Ressuscitado que venceu a morte e nos libertou para sempre. Toda a Criação louva o Cordeiro que esteve morto e agora vive.

Jo.21,1-19 é a 3ª aparição do Ressuscitado aos apóstolos. Sua presença nas margens do mar de Tiberíades revigora a missão dos discípulos de serem pescadores de homens.

Há 3 Cenas: a Pesca, a Refeição e o Diálogo:

1. A Pesca: Os apóstolos desanimados desistem e voltam a pescar. Jesus lhes dá a lição: Pescam a Noite inteira sozinhos sem pegar nada. Ao amanhecer, chega a Luz, e acolhem a Palavra do Senhor, com um resultado surpreendente. Reconhecem o Cristo Ressuscitado no prodígio e expressam a fé: É o Senhor! O discípulo que Jesus amava toma a iniciativa, depois vem Pedro e os demais. Jesus quer lembrá-los que os convida para outra Pesca. Eles devem ser pescadores de homens. – A Pesca milagrosa é Missão da Igreja: A Noite é ausência de Jesus, que é a Luz. A Palavra do Ressuscitado muda a situação. A Ressurreição ilumina a Comunidade e a Missão recebida. O êxito da Missão não depende do esforço humano, mas da presença viva do Senhor Ressuscitado na comunidade. A Igreja, fundada sobre a Palavra de Deus e guiada por Pedro, não se divide: a rede não se rompe.

2. A Refeição: Jesus os aguarda na margem e os convida à refeição: Vinde comer! Seus gestos, como na multiplicação dos pães e dos peixes, são gestos da última ceia, a instituição da Eucaristia. Hoje, todo domingo, Cristo nos convida para a Eucaristia: Vinde comer! Nela encontraremos força e alimento para nossa Missão.

3. O Diálogo: Jesus dá a Pedro a missão de presidir e animar a Comunidade. Três vezes Jesus pergunta: Simão, tu me amas? Três vezes responde Pedro. Tu sabes que te amo! Uma tríplice prova de amor supera sua tríplice negação. Só assim Jesus dá a Pedro o primado da Igreja nascente. O essencial não é a autoridade, mas o amor que se faz serviço, como Jesus nos ensinou. Jesus continua a nos perguntar se o amamos mais do que os familiares, amigos, trabalhos, esporte, novelas. Cabe a nós responder.

E a nossa pesca? Pescar apoiados só em nossas forças e em nossa experiência de velho Pescador, como Pedro, nos faz desanimar diante do fracasso; as redes vazias nos faz largar tudo e voltar à vidinha antiga (família, sociedade, comunidade). Não podemos esquecer que Jesus está conosco todos os dias, até o fim do mundo e é o centro da Missão. Ele continua nos indicando onde e quando lançar as redes. Só a presença de Jesus torna a Missão fecunda.

Dom Antonio Emidio Vilar, sdb