Comunidade Providência Santíssima realizou assembleia geral em mococa

A Comunidade Missionária Providência Santíssima, durante os dias de 01 a 14 de julho de 2019, realizou a sua 2ª Assembleia Geral na Casa Geral em Mococa, no Convento São José. Unidos aos Fundadores, Mons Orlando, Ir. Néa e Ir. Zélia, os representantes de cada estado de vida da Comunidade: padres, irmãos e irmãs consagrados, casais, puderam, “irmanados no amor de Cristo, se reunirem para decidirem o bem desta Obra Missionária” (Cf. Constituições CMPS, art.62).

Nesta ocasião tão importante para a nossa Família Missionária, esteve presente, de forma atenta, carinhosa e fraterna, o nosso Bispo Diocesano, Dom Antônio Emidio Vilar, SDB, que nos acompanhou nos trabalhos e pode ouvir, como nosso Pastor, o trabalho desenvolvido por nossa Comunidade. Dom Vilar, na abertura da nossa Assembleia ressaltou que este é um momento propício para relembrarmos o primeiro amor, convidando-nos a tomar consciência que esta Assembleia é o momento de crescimento do Carisma. Ressaltou a preocupação da Igreja em entender as Novas Comunidades e toda a sua missão na Igreja e no mundo. Afirmou ainda, que a nossa Comunidade Missionária é a vanguarda das Novas Comunidades na Diocese de São João da Boa Vista e por isso, nos convidou a tomarmos consciência de sermos também fundadores responsáveis por levar avante o carisma e sermos missionários em saída, como o Papa Francisco tem motivado toda a Igreja a ser; falou da importância de saber esperar o tempo de Deus e a realização da sua Vontade.

Também estiveram presentes Dom Dadeus Grins, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Porto Alegre-RS, que presidiu para nós três dias de Retiro em preparação para a nossa Assembleia. Recebemos a visita ilustre e amiga de Dom Orani João Tempesta, Cardeal e Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que presidiu a Celebração Eucarística com a Comunidade reunida.

Durante o desenvolvimento da Assembleia também contamos com a presença dos delegados diocesanos, que se fizeram presentes para acompanhar em nome do nosso Bispo os trabalhos e discussões. Pe. Celso Abreu de Jesuz, Pe. Ramiro Martinelli Duarte, e Pe. Everaldo Donizette Ribeiro. Tivemos a presença da Lucimar Maziero, Fundadora da Comunidade Presença junto com o Fernando Gomes, membro da mesma Comunidade; também estiveram participando a Dra. Maura Lúcia de Moraes, advogada, o Sr. Luiz Celso Boarati e Luciana Boarati, colaboradores da nossa Comunidade.

Depois de encerrado o Retiro espiritual, a Comunidade reunida em Assembleia, iniciou os trabalhos de revisão das Constituições; a cada dia um capítulo era explanado e debatido entre os grupos e mais tarde expostos em plenário diante de toda a Assembleia. Dessa forma, ao longo desses 14 dias, a Assembleia Geral pode rever acerca da Natureza e Fim da CMPS, do Carisma e Missão, da Vida de Doação Total, da Vida Espiritual, da Vida Comunitária, da Formação, da Economia e do Governo.

No último dia da nossa Assembleia houve a eleição do Conselho Geral e do Conselho Suplente da nossa Comunidade, que permanecerá, ao lado dos Fundadores, por seis anos de exercício, ajudando nossa Família Missionária a crescer na unidade e na caridade, para bem realizarmos a nossa missão na Igreja (Cf. Constituições CMPS, art.60).

Temos profunda gratidão a todos, que de maneira fraterna, nos ajudaram na realização e no bom êxito desta 2ª Assembleia Geral. Que este momento do Espírito Santo, como um novo Pentecostes, suscite no coração de cada membro e de cada benfeitor, a obra nova no cumprimento da Vontade Santíssima de Deus e irradiemos a nossa missão de fazer Jesus amado, conhecido e servido em cada lugar, fazendo vivo o chamado do Bom Pastor: “Ide e anunciai…” (Mc 16,15).