JDJ reúne mais de 2 mil jovens em Mococa

Aconteceu no último dia 18 de Agosto, a 9ª Edição da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), o evento que reúne o maior número de jovens da diocese teve o tema “Eis aqui a serva do senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. (Lc 1,38). A Jornada que acontece cada ano em uma cidade da diocese, teve sua 9ª Edição (2019) realizada na cidade de Mococa.

Para a Coordenadora Diocesana do Setor Juventude, Marcia Regina Mendes Barbosa a JDJ, “É um momento de estarmos unidos e ouvir a voz do nosso bispo. É festa, mas acima de tudo é a resposta a um convite feito pelo nosso pastor”.

A jornada que recebeu 2 mil jovens vindos das 18 cidades da diocese, contou com a participação e presença direta do bispo Antônio Vilar, que presidiu a missa de abertura na igreja de Santo Antônio. Na celebração também estiveram presentes padres da cidade e o Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Luís Fernando.

A celebração que é cercada de simbolismo como a entrada da cruz que peregrina entra as paroquias e o ícone de Nossa Senhora levados pelos jovens que prepararam a jornada. Para Francisco de Assis Monteiro, representante da Juventude Franciscana de Mococa, “Ao entrar com a Cruz pela igreja um filme se passou na minha cabeça lembrando de cada momento que antecedeu esse grande momento, foi uma sensação indescritível, afinal participar da organização da Jornada foi uma das minhas maiores realizações enquanto jovem engajado na igreja católica. Foi desafiador e construtivo ao mesmo tempo!”

Ao final da missa, como já de costume, acontece um dos momentos mais esperados pelos jovens, o anúncio da próxima cidade que sediará a jornada, este ano Dom Vilar deu a noticia que alegrou os jovens da cidade de Divinolândia, onde acontecerá em 2020 a 10ª JDJ.

Para a coordenadora do grupo JUS da cidade de Mococa, Nathalia Tavella, o momento do anuncio precede uma nova fase para os jovens da cidade. ”Pra mim foi um momento inesquecível, desde a divulgação na JDJ 2018 em Pinhal até o dia da jornada em si. Sempre esperei por esse momento, a cada jornada que eu participava, ficava aguardando dizer que a próxima cidade seria Mococa. Mas tudo é no tempo de Deus.  O significado maior dessa jornada, além da união dos grupos de jovens da diocese foi a união dos grupos da nossa cidade. Criamos laços de amizade pela fé, foram muitas orações, encontros e reuniões, como o próprio padre Thiago disse, no início éramos somente conhecidos, que quase não nos falávamos e na última reunião a animação era tanta que nem deixávamos ele falar. Foi um trabalho árduo, mas que com a união de todos, conseguimos alcançar todos os nossos objetivos!”

Após a missa os jovens percorreram as ruas da cidade levando a cruz peregrina e o ícone com muita animação, cantando, dançando e rezando até a quadra da Associação Esportiva Mocoquense, onde as atividades tiveram continuidade.

Na parte da tarde a animação ficou por conta da banda da cidade Lírios de Sávio e Diego Fernandes, contando seu testemunho de vida ele conduziu o momento de orações a Nossa Senhora embalado por músicas que marcam sua trajetória na igreja católica.

O evento contou ainda com o lançamento do primeiro CD Vocacional Diocesano, com canções compostas e gravadas por padres que estão ou já estiveram na Diocese de São João da boa vista, irmãs, comunidade providencia santíssima e sacramentos, leigos e o próprio Bispo da diocese. O momento foi conduzido pelo padre Reginaldo Carreira idealizador do projeto. Ao final do grande show o momento de encerramento com o santíssimo, a presença que dá sentido a união dos dois mil jovens ali reunidos.

“Viver a comunhão e a alegria de ser igreja, com tantos carismas, espiritualidades e seguimentos diferentes”, é como o Padre Thiago Caldeira, assessor do Setor Juventude, explica a presença dos jovens a nove anos fazendo acontecer a Jornada Diocesana da Juventude de São João da Boa Vista.

Texto: Júlia Carrare