Santa Missa e Rito de Beatificação de Pe. Donizetti

O representante do Papa Francisco, Cardeal Giovanni Angelo Becciu, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos presidirá a cerimônia

A Santa Missa e Rito de Beatificação do Venerável Servo de Deus Pe. Donizetti, acontecerão no próximo dia 23 de novembro, em frente à igreja São José, em Tambaú (SP), às 9h.

A cerimônia contará com a presença do Cardeal Giovanni Angelo Becciu, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, que representará o Papa Francisco, do Cardeal Dom Orani Tempesta, do bispo da Diocese de São João da Boa Vista (SP), Dom Antônio Emídio Vilar, sdb, além do postulador da causa Dr. Paolo Vilotta e do vice postulador da causa e reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida de Tambaú (SP), Padre Anderson Godoi, mps.

No dia 6 de abril de 2019, o Papa Francisco autorizou Congregação da Causa dos Santos a promulgar o Decreto que reconheceu o milagre atribuído à intercessão do Venerável Servo de Deus Padre Donizetti Tavares de Lima, autorizando sua Beatificação.

Com a promulgação do Decreto, no dia 8 de abril de 2019, a Santa Igreja, atribuiu o título de Beato ao Venerável Servo de Deus Padre Donizetti Tavares de Lima, autorizando sua veneração pública, ainda que limitada a lugares específicos, o que deve ser considerado um passo importante em vista de sua canonização, quando sua veneração será universal, isto é, para toda a Igreja.

O presente Decreto foi promulgado após o reconhecimento do milagre em favor do menino Bruno Henrique de Oliveira, atribuído à intercessão do Venerável Padre Donizetti Tavares de Lima, curado milagrosamente de uma deformidade congênita de nascença nos membros inferiores, conhecida como pé torto congênito bilateral.

Beato Donizetti Tavares de Lima

O Beato é brasileiro, nascido em Cássia, Estado de Minas Gerais (MG), no dia 3 de janeiro de 1882, filho de Tristão Tavares de Lima e Francisca Cândida Tavares de Lima. Ingressou no Seminário no ano de 1900, ordenando-se padre diocesano no dia 12 de julho de 1908, na cidade de Pouso Alegre, MG, por seu grande mentor espiritual, Dom João Batista Corrêa Nery. Passou pelas Paróquias de Jaguary (Jaguariúna); Paróquia de Santa Mãe de Deus; Paróquia Sant’Ana em Vargem Grande do Sul, chegando em Tambaú no dia 12 de junho de 1926, permanecendo por 35 anos até o seu falecimento, ocorrido aos 79 anos no dia 16 de junho de 1961, em fama de santidade crescente até os dias atuais.

O processo de Beatificação iniciou-se no ano de 1992 e, no ano de 2009, com o encerramento da fase diocesana, os autos foram encaminhados para Roma, culminando na data de 8 de abril com a decretação de sua Beatificação.

Saiba mais sobre a vida de Pe. Donizetti em: