Assembleia da Juventude

No dia 8 de dezembro de 2019 foi realizada, em São João da Boa Vista, a 2ª Assembleia Diocesana da Juventude, com o intuito de determinar as próximas prioridades a serem realizadas pelo Setor Diocesano da Juventude, bem como formar a nova equipe do Setor.

Com participação de mais de 100 jovens de basicamente todas as 18 cidades de nossa Diocese, tivemos um dia de muitas graças e aprendizado, guiados a todo momento pelo Espírito Santo.

No primeiro momento, foram apresentados os principais pontos das escutas realizadas em nossa diocese, logo em seguida os jovens foram reunidos com os demais membros de sua forania para escolherem os novos coordenadores responsáveis por cada uma das 4 foranias de nossa Diocese.

Em seguida o Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Luis Fernando, apresentou as 3 urgências elencadas em razão do Sínodo da Juventude, quais sejam: o ambiente digital, as migrações e os abusos. Diante desta perspectiva, os jovens foram reunidos em grupos para partilharem as melhores formas de enfrentarmos esta realidade a nível diocesano, propondo soluções objetivas para cada urgência.

Já no período da tarde, tivemos uma retrospectiva dos trabalhos realizados desde a realização da primeira Assembleia Diocesana, apresentada pelo Padre Thiago Caldeira, o qual assessorou os jovens neste período. Logo em seguida, quem tomou a frente dos trabalhos para conduzir a votação de quais seriam as prioridades a serem realizadas dentro da realidade de cada urgência foi o novo Assessor do Setor Juventude, Diácono Renato Amorim Santos, que irá se ordenar em janeiro de 2020. As prioridades escolhidas pelos jovens foram as seguintes:

Para a urgência do ambiente digital, será a criação de uma ação social a ser realizada no mesmo dia nas cidades de nossa diocese.

Com relação a urgência das migrações serão realizadas formações para as lideranças juvenis com temas voltados para questões humanas, tais como: homossexualidade, suicídio, depressão, etc.

Já no que diz respeito a urgência dos abusos, os jovens optaram por priorizar um encontro de espiritualidade voltado para o cuidado com outros jovens, visando a essência do servir.

Sendo assim, estas serão as prioridade a serem realizadas pela nova equipe do Setor Diocesano da Juventude, que a partir da Assembleia é agora composta pela seguinte equipe:

Tauany Pazóti da Paróquia São Cristóvão de Mococa, Coordenadora da Forania Nossa Senhora das Dores;

Jéssica Cortezi da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Vargem Grande do Sul, Coordenadora da Forania São José;

Jair Souza da Paróquia Santo Antônio de São João da Boa Vista, Coordenador da Forania São João;

Rodolfo Couto da Paróquia Santo Expedito de Mogi Guaçu, Coordenador da Forania Imaculada Conceição;

João Soares da Paróquia Nossa Senhora do Desterro de Casa Branca, Coordenador diocesano.

Por fim, neste momento em que se encerra um período e iniciamos outro, fica nosso sincero agradecimento a todos que colaboraram com o Setor Diocesano da Juventude nestes anos, em especial Isabela, Rodolfo, João Pedro, Márcia, Padre Thiago e Padre Luis Fernando, bem como nosso Bispo Dom Antônio Emidio Vilar. Que Deus os proteja e guie em todos os momentos de suas vidas e da mesma forma nos conduza neste novo ciclo que se inicia.

João Soares da Paróquia Nossa Senhora do Desterro de Casa Branca
Coordenador Diocesano do Setor Juventude