Bispo decreta suspensão de missas à partir desta quinta-feira, 19

São João da Boa Vista, 19 de março de 2020

Caros Diocesanos,

É  grande  o  nosso  estado  de  atenção  diante  da  epidemia  do  Covid-19.  O  zelo  que dedicamos nesta luta é acompanhado também de muita esperança e confiança em Deus.

Há quatro dias, enviei orientações para lidar com esta situação, dizendo: – Se as coisas se agravarem, como diocese poderemos tomar atitudes mais drásticas.

Considerando, pois, o grave perigo de contaminação, em se tratando de aglomeração de pessoas e visando salvaguardar a vida e a saúde dos fiéis;

Considerando nossa responsabilidade pastoral sobre o bem do povo de Deus presente no território de nossa Diocese;

Considerando que, segundo cânon 87§1, do Código de Direito Canônico, o Bispo Diocesano  pode  dispensar  das  leis  disciplinares  universais  ou  particulares,  inclusive  da obrigatoriedade da participação das missas dominicais e dias de preceito (cf.: cânon 1247); Considerando   as   orientações das organizações sanitárias,  DECRETAMOS o seguinte, até que disponhamos o contrário:

I – Suspensão das seguintes atividades:

1)  Celebrações  comunitárias:  Missas,  Batizados,  Crismas,  Mutirões  de  confissão, Celebrações   penitenciais   com   absolvição   geral,   Celebrações   da   Palavra,   Exéquias, Bênçãos, Procissões, Via-Sacra, Encontros de oração e Terço em grupos.

a) O sacramento do Matrimônio: os párocos conversem com os noivos sobre sua viabilidade e, em caso de realização, detalhem os critérios para sua celebração, segundo as normas de prevenção;

b) Os sacramentos do Batismo, Unção dos Enfermos e o Viático: sejam realizados apenas em caso de extrema urgência;

c) As celebrações da Semana Santa: sejam vividas em comunhão com o Sacrifício de Jesus Cristo na Cruz. Como? Cada um em sua casa, com a família, em espírito de oração, meditação da Palavra de Deus, recitação da Via-Sacra e do terço etc.

Convém acompanhar as celebrações pelos meios de comunicação da Igreja. Importa viver  esse  momento  em  espírito  de  penitência,  unidos  às  vítimas  da  pandemia  e  seus familiares,  na  prática  dos  exercícios  espirituais  propostos  pela  Igreja  (oração,  jejum  e caridade).

2) Formação: Encontros de Conselhos, Pastorais e Movimentos; Cursos; Palestras; Grupos de   reflexão;   Catequese   de   crianças,   adolescentes   e   adultos;   Catequese   batismal   e Preparação de noivos; Formações paroquiais, setoriais e diocesanas; e outras atividades do gênero;

3)  Novenas;  festas  de  padroeiros;  jantares;  quermesses  e  atividades  que  aglomerem pessoas;

4)  Organismos  eclesiais:  a  Cúria  Diocesana  só  com  expediente  interno;  as  secretarias paroquiais   com   expediente   ordinário;   o   atendimento   aos   fiéis   (confissões,   direção espiritual,  etc.),  cada  pároco  veja  o  que  melhor  responde  à  sua  realidade,  atento  às orientações sanitárias, ressaltando a importância de sua presença junto ao povo de Deus neste momento de extrema dificuldade.

II – Orientações Litúrgicas para este período:

1) Todos os fiéis estão dispensados da obrigação de participar de missas dominicais e de preceito;

2) Os sacerdotes devem celebrar diária e privadamente a Santa Eucaristia nas intenções do Povo  de  Deus,  inclusive  em  sufrágio  dos  falecidos;  a  transmissão  pelos  meios  de comunicação, onde possível, ajuda muito;

3) Conforme o costume local, mantenham-se abertas as igrejas para visitação e orações pessoais;

4) Conforme as recomendações sanitárias e o bem das pessoas, estão suspensas as visitas de membros de pastorais, inclusive dos sacerdotes, a doentes e idosos durante a pandemia;

5) Sejam observadas com rigor as orientações em nível Federal, Estadual e Municipal a este respeito.

Rezemos pelas vítimas desta pandemia, pelas autoridades, profissionais de saúde e por todos os que mantêm o funcionamento da sociedade para superarmos a crise que atinge a todos, indistintamente.

Desejamos preservar a vida e a saúde de nosso povo, para que a Páscoa seja, para nós, ocasião de júbilo e celebração da vitória de Cristo e de seu povo sobre todos os tipos de males.

Este decreto entra em vigor a partir desta data. São João da Boa Vista, 19 de março de 2020.

Solenidade de São José, patrono da Santa Igreja.

Invocando as bênçãos do Altíssimo pela intercessão do Imaculado Coração de Maria e de São João Batista.

Vosso pastor,

Dom Antonio Emídio Vilar, SDB