O que é, e como receber a Indulgência Plenária?

Para esta sexta-feira 27 de março, às 14h00 (Horário de Brasília), católicos de todo o mundo são convidados a se unir espiritualmente ao Papa por meio da mídia, que presidirá um momento de oração que durará cerca de uma hora, do patamar da Basílica de São Pedro, com a Praça vazia.

“Ouviremos a Palavra de Deus, elevaremos a nossa súplica, adoraremos o Santíssimo Sacramento, com o qual, ao final, darei a Bênção Urbi et Orbi, à qual está ligada a possibilidade de receber a indulgência plenária”, afirma Papa Francisco.

Como explica a Sala de Imprensa da Santa Sé, nesta circunstância especial, nas proximidades da porta central da Basílica, será colocada a imagem da Salus Populi Romani e o Crucifixo milagroso da Basílica de São Marcelo.

Depois de ouvir a Palavra de Deus, o Papa Francisco fará uma meditação. O Santíssimo Sacramento será exposto no altar localizado no átrio da Basílica do Vaticano e, após a súplica, seguirá o rito da Bênção “Urbi et Orbi” com o Santíssimo.

Então o cardeal Angelo Comastri, arcebispo da Basílica de São Pedro, pronunciará a fórmula para a proclamação da indulgência.

A partir das 14h00 (HORÁRIO DE BRASÍLIA), o evento será transmitido ao vivo em Mundovisão pelo Vatican Media e pode ser seguido nos vários idiomas na Rádio Vaticano na homepage no Facebook (vaticannews.pt).

A Indulgência Plenária é destinada a todos nós e conduz à contrição e à penitência.
– Redime do cumprimento das penas no purgatório
– Mas a Indulgência não substitui a Confissão

SE FOR NECESSÁRIO SE CONFESSAR E NÃO HOUVER UM PADRE?
O Papa Francisco lembra que é possível obter o perdão dos pecados a partir da “expectativa da confissão”, conforme o Catecismo da Igreja Católica orienta:
– Fale com Deus, diga a verdade, peça perdão
– Reze o Ato de Contrição
– Prometa ao Pai confessar-se assim que possível

O QUE FAZER PARA RECEBER A INDULGÊNCIA PLENÁRIA?
Para os doentes de Coronavírus, pessoas em quarentena, profissionais de saúde, familiares que arriscam a própria saúde para cuidar dos doentes:
– Rezar o Credo
– Rezar o Pai-Nosso
– Fazer uma oração à Virgem Maria (Ave-Maria , Salve Rainha, por exemplo)

OS OUTROS FIÉIS PODEM ESCOLHER UMA, ENTRE AS AÇÕES INDICADAS PELO PAPA FRANCISCO:
– Adoração ao Santíssimo Sacramento
– Fazer a oração do Santo Terço
– Fazer a Via-sacra
– Rezar o Terço da Misericórdia
– Leitura da Sagrada Escritura durante meia hora

NAS ORAÇÕES:
– Pedir o fim da pandemia, o alívio para os doentes e a salvação das pessoas.

“Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração.” (Rm 12,12)