PADRE TONINHO – PÁROCO DA PARÓQUIA SANTA CRUZ, MOCOCA-SP (14/09/2020)

O Padre Antônio Carlos Ferreira de Souza foi indicado, no dia 21 de agosto de 2020, em reunião do Colégio dos Consultores, como novo Pároco da Paróquia Santa Cruz, em Mococa-SP, no lugar do saudoso Padre João Luiz Majarro (*30/06/1960 +10/08/2020). Sua posse na Paróquia Santa Cruz será no dia 14 de setembro, às 19h30, Festa da Exaltação da Santa Cruz.

O Padre Toninho nasceu no dia 12 de junho de 1978, filho de Osmar Ferreira Souza e Gessi Maria Ochiel de Souza, na cidade de Mococa-SP. De sete filhos é o sexto. Seus irmãos são: Rosely, Sueli, Rosemeire, Solange, Osmar e Gilberto.
Foi batizado no dia 24 de dezembro de 1978, na Paróquia São João Batista, em, Arceburgo-MG. Seus padrinhos foram Pedro Antonio da Rocha Filho e Alcina Arantes da Rocha. O celebrante foi o Monsenhor José do Amaral Ornelas.
Foi crismado por Dom Dadeus Grings no dia 11 de dezembro de 1999, na Paróquia São Sebastião, de Mococa-SP. Teve como madrinha Sueli de Fátima Souza Silva, sua irmã.

Desde os cinco anos, já pensava na vocação sacerdotal. De 1986 a 1994 fez o Ensino Fundamental na E.E. Oscar Villares, em Mococa. De 1996 a 1998 fez o Ensino Médio nesta mesma escola e trabalhou um ano como metalúrgico.

Em 2002 fez o Propedêutico na Casa de Formação São Paulo, em Caconde-SP. De 2003 a 2005 cursou Filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia São Francisco e Santa Clara, em Mococa-SP, com a Comunidade Missionária Providência Santíssima, colando grau no dia 03 de dezembro de 2005. De 2007 a 2010 fez a Teologia no Seminário Diocesano São João Maria Vianney, em Mogi Guaçu-SP.

No dia 17 de dezembro de 2010, foi ordenado diácono por Dom David Dias Pimentel, na Paróquia São João Batista, Catedral, em São João da Boa Vista-SP.
No dia 01 de maio de 2011, foi ordenado sacerdote por Dom David Dias Pimentel, na Paróquia Santa Luzia, em Mococa-SP.
Neste mesmo dia de sua Ordenação recebeu a provisão de vigário paroquial da Paróquia de Sant’Ana, em Vargem Grande do Sul-SP.

Fez uma experiência missionária de 2013 a 2016 na Diocese de Amparo, ajudando-a por três anos e nove meses, enriquecendo-se muito sua vida ministerial com muitos valores ali agregados, desempenhando um belo trabalho naquela Igreja irmã: 14 de fevereiro de 2013 (Pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Pedreira-SP). 19 de março de 2014 (Pároco da Paróquia São José Operário, em Amparo-SP. Voltou à Diocese de São João da Boa Vista, no dia 24 de janeiro de 2017, como vigário paroquial na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Mogi Guaçu-SP, onde esteve até agora.

Ao assumir a Paróquia Santa Cruz, pedimos pelo pastoreio do Padre Toninho ao Bom Pastor que deu a vida para que todos tenham vida.