UMA VOZ – Segundo Domingo do Advento

Neste segundo domingo do Advento, a voz que nos chama à conversão para preparar o Caminho do Senhor são de Isaías e João Batista. Isaías consola os exilados, anuncia a volta à pátria, o novo Êxodo, um novo caminho aberto pelo perdão de Deus, uma nova experiência do amor de Deus. A boa notícia para Jerusalém e cidades de Judá é que um mensageiro será enviado à frente.

Em sua segunda carta, Pedro fala da segunda vinda de Jesus, da Parusia que esperamos, vivendo dia a dia os ensinamentos de Jesus, construindo o Reino e lutando por um mundo melhor já nesta terra e, no Evangelho, João Batista prega no deserto e aponta o Caminho da conversão para acolher o Messias. Deus já voltou seu coração para nós. Cabe a nós voltar o nosso coração para Deus. Vejamos algumas característica de João Batista:
  1. A Missão de João é de mensageiro que prepara o caminho para o Messias com a conversão. Último profeta do Antigo Testamento, aponta o Messias presente no meio do povo. Eis o Cordeiro de Deus! Jesus falou de João: É mais que um profeta! O maior dos nascidos de mulher!
  2. O Batismo de João, de conversão, perdão dos pecados e purificação, é para preparar o caminho do Senhor e endireitar suas estradas. A conversão é esperança de tempos novos, do encontro com Deus que perdoa e salva no Sacramento do Perdão. Os vales a serem preenchidos são nossas omissões. Os montes a serem abaixados são nosso orgulho, vaidade e ambição. Os caminhos a serem endireitados são nosso egoísmo, ganância e ódio.
  3. A Reação do povo é ir a seu encontro, confessar seus pecados e ser batizado no rio Jordão.
  4. O estilo de vida de João é simples e sóbrio. Ele vai ao Deserto, lugar de silêncio, purificação e conversão, o lugar dos grandes encontros com Deus. No barulho e agitação não dá para anunciar e ouvir o convite de João. Podemos acolher seu convite no deserto e no silêncio, com a oração. Para isso, serve bem a Novena de Natal em Família. João é sóbrio no vestir e no comer: vestia uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel silvestre. O estilo de João é o verdadeiro espírito que prepara o Natal. Ele fala da prioridade, do que importa. Não importam os aspectos secundários da vida, nem roupa de marca, nem comidas e bebidas de luxo. Importa preparar o Caminho do Senhor com atitudes novas e proféticas, com um estilo de vida simples, de solidariedade e partilha com os irmãos.
  5. João é testemunha de Jesus: Eu vos batizo com água, Ele vos batizará com o Espírito Santo! Batizar com água é purificar as pessoas arrependidas de seus pecados. Batizar com o Espírito, é comunicar a vida nova em Cristo.

Nessa semana, Deus nos chama a preparar nossos irmãos para a vinda de Cristo, como fez João Batista, com a palavra e com a vida: uma voz de Esperança que aponta um Caminho Novo para quem vive no deserto da vida e sofre escravo de tanta opressão.

Dom Antonio Emidio Vilar, SDB


Artigos Recentes