ORIENTAÇÕES PARA AS CELEBRAÇÕES NO TEMPO DO NATAL

Caros Diocesanos,
Saudações de Paz e bem!

O governo de São Paulo determinou nesta terça-feira (22) medidas de endurecimento da quarentena com o aumento nas restrições de funcionamento de bens e serviços em todo estado durante o Natal e o réveillon. De acordo com o anúncio, apenas serviços essenciais poderão funcionar nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro.

CONSIDERANDO as orientações do Governo estadual.
CONSIDERANDO O DECRETO Nº 10.282, de 20 de março de 2020 do Exmo. Sr. Presidente da República Jair Messias Bolsonaro que no artigo 3° e inciso 1 define o que são atividades essenciais:” São serviços públicos e atividades essenciais aqueles indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, assim considerados aqueles que, se não atendidos, colocam em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população, tais como: E ao elencar a listas das atividades essenciais no parágrafo XXXIV reza sobre as atividades religiosas: “atividades religiosas de qualquer natureza, obedecidas as determinações do Ministério da Saúde; (Incluído pelo Decreto nº 10.292, de 2020)”.

CONSIDERANDO, que nossa Diocese está respaldada num criterioso protocolo de cuidados sanitários para a realização das Celebrações, assim procederemos em nossa Igreja Particular:

• Vamos celebrar todas as missas conforme já foi organizado nos cronogramas paroquiais, respeitando o protocolo sanitário de nossa Diocese.

• Procurem os padres, se ainda possível, aumentar alguns horários de missas para favorecer melhor a participação dos fiéis em menor fluxo.

Após o dia 03 de Janeiro, ofereceremos novas orientações de acordo com aquilo que for emanado pelo Governo estadual.

Estamos vivendo um tempo difícil por conta da Pandemia, antes de mais nada, é um tempo de graça que nos foi dado para compreender a vontade de Deus sobre cada um de nós e a Igreja inteira. É preciso entrar na lógica, aparentemente contraditória, de que, “quando sou fraco, então é que sou forte“.

Jesus quer nascer em nossos corações neste Natal, abramos a ele nossas vidas para que ele nos preencha com sua luz.

Feliz Natal a todos!

A todos concedo a bênção apostólica.

Dom Antonio Emidio Vilar, SDB, Bispo Diocesano
São João da Boa Vista, 22 de dezembro de 2020