PASTORAL DA EDUCAÇÃO: Carta aberta às paróquias da Diocese de São João da Boa Vista

“A educação é, sobretudo, uma questão de amor e responsabilidade que se transmite, ao longo do tempo, de geração em geração. Por conseguinte, a educação apresenta-se como o antídoto natural à cultura individualista.”

Caríssimos, Feliz Natal!

Neste tempo especial para nós cristãos, em um momento atípico para todos, nós, membros da Pastoral da Educação, nos apresentamos como uma pastoral da presença evangelizadora da Igreja no mundo da educação, possibilitando por meio de processos pedagógicos, dinâmicos e criativos, o encontro das pessoas com os valores do Reino de Deus, construindo um ser humano fraterno, livre, justo, consciente, comprometido e ético.

Desejamos possibilitar a comunicação entre a comunidade eclesial e o mundo da educação, favorecendo a cultura do diálogo tão cara ao nosso Papa Francisco, por meio do diálogo inter-religioso, ecumênico e cultural. Queremos encorajar os educadores católicos das nossas paróquias a serem protagonistas desse diálogo no processo de evangelização dentro da educação. Acreditamos que a força do Evangelho nos impulsiona a evangelizar as realidade concretas onde nos encontramos.

Para o Papa Francisco, é necessário renovar o percurso formativo para construir novos paradigmas capazes de responder aos desafios e emergências do mundo atual, pois a educação – diz ainda o Papa – “é um dos caminhos mais eficazes para humanizar o mundo e a história”.

Em nome da Pastoral da educação da Diocese de São João da Boa Vista deixamos aqui nossa saudação de Natal e gratidão a todos os que colaboraram de forma direta ou indireta com nossos sonhos rumo o desígnio de Deus, e que em 2021 possamos com os dons do Espírito Santo trabalharmos e gerar frutos em comunhão.

Equipe da Pastoral de Educação