PAPA NOMEIA DOM ORANI PARA PONTIFÍCIA COMISSÃO PARA A AMÉRICA LATINA

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (10) o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, como membro da Pontifícia Comissão para a América Latina, atualmente presidida pelo arcebispo emérito de Québec, no Canadá, cardeal Marc Ouellet, que também é o prefeito da Pontifícia Congregação para os Bispos. Ao receber a notícia da nomeação, dom Orani comentou:

Agradeço de coração essa nomeação feita pelo Papa Francisco para servir a Igreja na América Latina. Por meio de discussões, reflexões e aprofundamentos, espero dar minha contribuição nesta Pontifícia Comissão que tem muita vitalidade. Entre suas preocupações, estão a questão da Amazônia e a realização de sua primeira assembleia eclesial. Peço que rezem por mim, para que eu possa olhar as necessidades teológicas e pastorais da Igreja na América Latina e ajudar a dar passos. Agradeço a Deus por mais essa oportunidade de servir a Igreja.

Dom Orani
Nasceu em São José do Rio Pardo (SP) em 23 de junho de 1950, filho de Achille Tempesta e Maria Bárbara de Oliveira, iniciou seus estudos do Ensino Fundamental – Grupo Escolar Tarquínio Cobra Olyntho (1957-1960) e Instituto de Educação Euclides da Cunha (1961-1964) – Ensino Médio – Instituto de Educação Euclides da Cunha (1965-1967)

Religioso, Ingressou na Ordem Cisterciense, em São José do Rio Pardo em 1968, foi ordenado padre em 1974 por Dom Dom Tomás Vaquero na Paróquia São Roque em São José do Rio Pardo e bispo de São José do Rio Preto (SP) pelo Papa João Paulo II em 1997. Sete anos depois, em 2004, foi transferido para a Arquidiocese de Belém.

Foi vice-presidente do Regional Norte 2 da CNBB (Pará e Amapá). Também foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação, Cultura e Comunicação da CNBB. Além disso, foi membro dos Conselhos Permanente, Episcopal de Pastoral e Econômico da CNBB.

É o arcebispo da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, desde fevereiro de 2009, quando foi nomeado pelo Papa Bento XVI.