16 DE MARÇO DIA DE SANTO HERIBERTO

Este santo, depois de ter sido chanceler do Imperador Otão III, tornou-se Arcebispo de Colónia, revelando, nesta qualidade, uma enorme santidade, que se manifestava em profunda humildade, caridade e penitência.

Diz a tradição que houve uma grande seca na região de Colónia, onde não choveu durante muito tempo. Para obter do Céu a chuva necessária, Santo Heriberto conclamou os seus diocesanos a fazerem um jejum de três dias, terminando-o com uma procissão penitencial. Ora, terminada esta, não choveu. Então o santo, atribuindo o facto aos seus pecados, começou a chorar amargamente. Nesse instante, o Céu, até então claro, escureceu, e começou a cair sobre a cidade copiosa chuva, que se prolongou nos dias seguintes, o que pôs fim à estiagem.

Heriberto – que já era conhecido como santo em vida – fundou e dotou ricamente o mosteiro beneditino e a igreja de Deutz, onde seria sepultado. Faleceu no dia 16 de Março de 1021, durante uma visita pastoral à cidade de Deutz, onde contraiu uma febre maligna que assolava a região, entregando a Deus o seu espírito.

As relíquias de Santo Heriberto estão na sua catedral, em Colónia, e em Deutz. Heriberto foi canonizado entre 1073 e 1075, pelo Papa São Gregório VII.

SANTO HERIBERTO, ROGAI POR NÓS!