26 DE MARÇO DIA DE SÃO LUDGERO

Ludgero nasceu Zuilen, Friesland, atual Holanda, no ano 742. Sabe-se que ele descendia de uma família nobre. Por isso, dedicou-se ao estudo da religião católica desde criança. Foi ordenado padre em 777, aos 35 anos, na cidade de Colônia, Alemanha. Sua missão apostólica começou em sua cidade natal.

Depois, expandiu seu apostolado para as regiões pagãs da Holanda, da Suécia e da Dinamarca, onde tinha sido o ponto mais alto da missão de São Bonifácio. O Padre Ludgero foi discípulo de dois discípulos de São Bonifácio: Alcuíno de York e São Gregório. São Ludgero pregou o Evangelho com força e poder na região da Saxônia e da Vestfália. Carlos Magno ofereceu-lhe, como recompensa, o bispado da cidade de Treves. São Ludgero, porém, recusou. Ele preferiu emitir seus votos religiosos e vestir o hábito definitivo de monge. Depois, fundou um mosteiro num local deserto.

Ao redor dele cresceu uma cidade que passou a se chamar Muester, que significa mosteiro. Ali, ele foi eleito pelos fiéis como o primeiro bispo. São Ludgero faleceu dia 26 de março de 809. Seu corpo foi sepultado na linda capela do mosteiro de Werden, que ele fundara. O local se tornou alvo de peregrinações de fiéis de várias partes da Holanda e muitas graças foram alcançadas através de sua intercessão. A veneração a São Ludgero é especialmente viva na Holanda, Bélgica, Suécia, Dinamarca, Itália e Alemanha. Todos esses países foram visitados por ele durante seu ministério de evangelizador.

SÃO LUDGERO, ROGAI POR NÓS!


Artigos Recentes