COMISSÃO DIOCESANA DA ANIMAÇÃO BÍBLICO- CATEQUÉTICA

São João da Boa Vista, 03 de maio de 2021

Estimados catequistas,
Grande é nossa alegria, pois mesmo à distância podemos nos encontrar. Algo muito maior que é o nosso amor fiel a Jesus Cristo nos une.

Vivemos a pandemia mundial, mas a vivemos num contexto de páscoa. E isto deve fazer toda diferença em nosso ministério catequético.

Claro, assim expressamos, pois esperamos que a chama do amor à missão que o Cristo nos confiou esteja muito acesa. Contudo, se a chama do seu entusiasmo e de sua motivação estiver fumegando, desejamos que estas palavras aqueçam o seu coração e o torne abrasado pelo Cristo Ressuscitado, Videira do Pai, em quem devemos permanecer, com o risco secarmos se assim não o fizermos.

Ao longo desse tempo passamos por várias “estações”. Muitos, ainda, estão no inverno do que chamamos literalmente de isolamento e distanciamento. Provavelmente todos experimentamos essa nevada em nossos corações. Mas já é tempo de abrir nossas portas e janelas. O sol do Espírito Santo brilha, e eis que ressurge a primavera de muitas iniciativas possíveis em nossa catequese.

Obviamente que ainda sonhamos e almejamos aquela modalidade de tempos passados. Mas bem sabemos que isto ainda não é possível. Então, devemos ser catequistas fervorosos e cheios de esperança neste tempo que o Senhor nos permite viver. Oxalá, logo tenhamos oportunidade de compartilhar nossas proezas desse tempo difícil, mas que também é um Tempo de Graça.

Assim, revigorados por essa espiritualidade pascal bendizemos o Deus da vida que nos recria com o seu Espírito Santo e de novo nos envia em missão.

Em boa parte de nossas paróquias muitas e muitos são os que rompem os portões de ferro, gemem e riem entre dificuldades e alegrias, mas fazem a Boa Nova chegar aos lares de nossos mais novos discípulos. Gostaríamos que nossa catequese chegasse a todos, mas o tempo é de fazer o que a realidade nos possibilita realizar. Cremos que chegará a hora em que ninguém ficará fora dessa roda viva que são os nossos encontros presenciais. Mas enquanto isto não acontece deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo, e aproveitemos as possibilidades de que nós e nossos catequizados dispomos.

Para esse momento, propomos a catequese online como caminho validado pelo nosso bispo. E é claro, sempre em comunhão com nossos padres com quem somos convidados a avançar para as águas mais profundas.
Que estas palavras aqueçam o nosso coração. O mês que ora iniciamos faz memória de São José Operário. Ele nos inspire a trabalhar na messe do Senhor. Também trazemos para nossos altares a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que do alto da gruta sacia nossa sede com a Água da Vida que é aquela mesma que nos lavou em nosso batismo e deu-nos nova vida.

De algum modo queremos dar um abraço apertado em todos os nossos catequistas. Cremos que o calor do Cristo Ressuscitado para quem não existem obstáculos nos aquece e traz sempre de novo a paz e a alegria.

Festa dos Apóstolos São Felipe e São Tiago.