05 DE MAIO DIA DE SÃO NÚNCIO SULPRICIO

Núncio nasceu em 13 de abril de 1817 em Pescosansonesco, na Província de Pescara. Após a morte dos pais, foi assumido pela sua avó materna, que também veio a falecer.

Com apenas nove anos entrou como aprendiz na oficina do tio Domenico Luciani, ferreiro e marceneiro, sujeitando-se a um trabalho acima de suas forças. A certa altura, passou a apresentar um problema com a tíbia do pé esquerdo e foi hospitalizado em L’Aquila por três meses.

Voltando por mais seis anos na oficina, mudou-se em 1832 para Nápoles, a pedido de um outro tio, Francesco Sulprizio e ali, devido ao interesse de um coronel, Felice Wochinger, que passou a gostar dele como um filho, foi assistido inicialmente no hospital dos incuráveis e mais tarde no Marchio Angioino, transformado em quartel, enquanto a doença avançava implacavelmente, tanto que os médicos pensavam em amputar sua perna. Mas desistiram, devido à extrema fraqueza do jovem, que morreu em 5 de maio de 1836, aos 19 anos.

Preciso em tudo, Nunzio havia estabelecido uma regra de vida fielmente observada, tentando evitar até mesmo os menores defeitos, empenhando-se no trabalho, não obstante o sofrimento que isso lhe custava. Leão XIII, ao emitir o decreto sobre a heroicidade das virtudes, o propôs como modelo da juventude operária.

SÃO NÚNCIO SULPRICIO, ROGAI POR NÓS!


Artigos Recentes