16 DE MAIO DIA DE SANTO UBALDO

De origem nobre, nasceu em Gubbio, Umbria, Itália. Perdeu o pai quando era muito jovem e foi educado pelo prior da Catedral em sua cidade natal. Desejando servir a Deus com mais regularidade, ele foi para o mosteiro de São Segundo, onde permaneceu durante alguns anos.

Chamado de volta pelo seu bispo retornou à Catedral, onde foi eleito prior.

Ubaldo foi ordenado após a formatura. Apesar de muito jovem, ele foi nomeado decano da catedral para levar a cabo a conversão dos cônegos da cidade, cuja conduta imoral era um escândalo para a comunidade.

A tarefa não foi fácil, mas Ubaldo conseguiu convencer três dos cônegos, para que eles formassem uma comunidade. Ubaldo foi nomeado bispo de Gubbio pelo Papa Honório II.

Durante seu governo pastoral se distinguiu pela sua grande paciência e frugalidade de vida. Sua intervenção salvou a cidade de ser invadida pelo cruel Frederico Barba Roxa.

Ele morreu em 1160. Durante os dois últimos anos de sua vida, o santo bispo teve um grande número de doenças sofrendo muito; mas tudo ele suportou com paciência heroica.

Na Páscoa de 1160, embora estivesse muito doente, ele levantou-se para celebrar a missa, pregou e deu a sua bênção para as pessoas não querendo decepcionar os fiéis.

No final, ele estava tão fraco que teve de ser transportado para sua cama, de onde não se levantou.

Em Pentecostes, todas as pessoas de Gubbio desfilaram através de seu quarto para dizer adeus, pois todos o consideravam como um pai.

Santo Ubaldo morreu no dia 16 de maio de 1160. A multidão que participou de seu funeral, testemunhou os muitos milagres que Deus realizou em sua sepultura. A devoção ao santo é muito grande em toda a Umbria e especialmente na zona rural, onde existe pelo menos um membro com o nome de Ubaldo em todas as famílias.

SANTO ABALDO, ROGAI POR NÓS!


Artigos Recentes