ORIENTAÇÕES SOBRE AS CELEBRAÇÕES PÚBLICAS COM RESTRIÇÕES SANITÁRIAS

Caros diocesanos,
Saudações de paz e bem!

Estamos vivendo mais uma vez um período alarmante da pandemia que tem feito crescer o número de infectados, bem como super lotar os leitos em nossa região.

Diante dessa realidade, o Consórcio de Desenvolvimento da Região de Governo de São João da Boa Vista – CONDERG, tem discutido conjuntamente possíveis caminhos para amenizar os efeitos da propagação do vírus e uma diminuição da necessidade de leitos de hospitais no sistema de saúde.

Como Igreja Diocesana é nosso dever caminharmos em sintonia com as autoridades civís, para que, naquilo que é de nossa competência sermos colaboradores da sociedade.

Assim sendo, por meio dessa nossa missiva queremos emanar algumas orientações gerais, diferente das anteriomente publicadas por nós, pois, dessa vez não estamos recebendo uma orientação do Governo estadual, mas sim orientações que são fruto de consenso das autoridades executivas de nossa região, o que exige adaptações em cada município.

A saber:

1. Lockdown: em algumas cidades de nossa Diocese está previsto para o próximo domingo dia 30 de maio, um dia de maior restrição (Lockdown). Onde isso ocorrer pedimos aos padres que acolham as orientações e celebrem a Santa Missa na modalidade on-line, sem a presença de fiéis, apenas com a equipe mínina que ajuda na liturgia e na transmissão.
  2. Preceito dominical: onde não for possível a participação presencial na Santa Missa, com nossa autoridade apostólica dispensamos do preceito dominical e avivamos que acompanhem as celebrações pelos meios de comunicação.

3. Horários de restrição: na maioria das cidades de nossa Diocese os excelentissímos Prefeitos Municipais estão emitindo decretos orientando horários de restrição de circulação e porcentagem de ocupação de locais públicos. Nesses municípios orientamos aos padres que celebrem as missas, demais São João da Boa Vista, 28 de maio de 2021 sacramentos e reuniões pastorais dentro do horário que é permitida a circulação e com a porcentagem de ocupação que é permitida.

4. Corpus Christi: sobre a Solenidade de Corpus Christi, por enquanto, não fomos notificados de nenhum município onde não possa acontecer, a única coisa que orientamos é que seja celebrado dentro do horário de circulação e seguindo a porcentagem de ocupação autorizada em cada município. Quanto à procissão, nosso Departamento de Celebrações litúrgicas já emitiu orientações no último dia 21 de maio. Dessas orientações nada tiramos e nem acrescentamos.

5. Novas adaptações e decisões orgânicas: a pandemia faz com que as mudanças aconteçam de forma muito rápida, Pode ser que em algumas cidades as situações se agravem mais do que em outras.

Nesses casos orientamos as comunidades paroquiais dessas cidades a irem se adaptando. Pedimos aos padres das cidades que sempre procurem tomar as decisões em comunhão conosco e, para isso, tem nos assessorado nosso Coordenador Diocesano de Pastoral e nossos Vigários Forâneos. Pedimos que se evitem decisões desarticuladas dentro da mesma cidade, pois isso poderia causar confusão nos fiéis. Tratando-se de orientações municipais todas as paróquias daquele município ajam de maneira orgânica.

Ao celebrarmos a solenidade da Santíssima Trindade, tomamos consciência da verdadeira face daquele Deus que Jesus nos revelou. Por isso, que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo, estejam sempre conosco.

A todos concedo a bênção apostólica.

Dom Antonio Emídio Vilar, SDB