PRIMEIRA REUNIÃO DA PASTORAL ECOLOGIA

Cada vez mais tem crescido a consciência que habitamos uma “casa comum” que precisa ser cuidada não só por alguns, mas por todos.

Ao longo dos anos a reflexão acerca da ecologia tem ganhado espaços em muitas esferas da sociedade.

Na Igreja Católica isso se tem de dado com ênfase graças a preocupação do Papa Francisco. Este deu um passo significativo oferecendo para toda Igreja e sociedade uma carta encíclica, intitulada “Laudato sí”, o primeiro texto magisterial da história da Igreja sobre ecologia.

No último dia 24 de junho, deu-se início a mais nova Pastoral de nossa Diocese: a Pastoral da Ecologia.

A reunião aconteceu de forma on-line, num primeiro momento para os membros da nova pastoral se conhecerem. Num segundo momento discutiu-se sobre os objetivos dessa pastoral, que linhas gerais é: evangelizar e acompanhar as pessoas e comunidades envolvidas e comprometidas com o Cuidado da Casa Comum.

Os membros da nova Pastoral são de várias cidades da Diocese, a maioria envolvida no campo da ecologia, e podem ajudar no desenvolvimento da articulação entre ecologia e fé.

Acreditamos que a Igreja deve empenhar-se em fazer ressoar o grito da Criação propondo uma nova forma de relacionamento com nossa irmã Terra, levando como afirma a “Laudato Si” a uma verdadeira conversão ecológica.