A PALAVRA DO PASTOR | Solemodade de São Pedro e São Paulo – DIA DO PAPA

Celebramos S. Pedro e S. Paulo, duas colunas da Igreja Católica Apostólica Romana: a instituição e o carisma, Pedro e Paulo. Hoje é o dia do Papa, sucessor de Pedro, que tem a missão de orientar os fiéis no caminho de Cristo para Deus Pai. Jesus dá a Simão o nome de Pedro, a pedra sobre a qual o Senhor edifica a Igreja, e promete que as portas do inferno nunca a vencerão. Pedro, libertado da prisão, recebe o poder das chaves como administrador da casa, como pastor da Igreja que serve o Reino de Deus. Pedro guia os Doze na missão de evangelizar, com o poder de ligar e de desligar e a missão de responder pela fé de seus irmãos (cf. Mt 16,13-19).

Paulo, de perseguidor se torna apóstolo de Cristo chamado no caminho de Damasco para ser testemunha do Ressuscitado até os confins da terra. Ele coroa sua missão ao doar a vida como oferta agradável a Deus, dizem suas cartas a Timóteo, escritas da prisão de Roma, a capital do mundo e trampolim para espalhar o Evangelho pelo mundo afora.

1ª Leitura – At 12,1-11
Salmo – Sl 33(34),2-3.4-5.6-7.8-9 (R. 5)
2ª Leitura – 2Tm 4,6-8.17-18
Evangelho – Mt 16,13-19