SOBRE A FASE DIOCESANA DO SÍNODO DOS BISPOS

Caros Presbíteros, diáconos, religiosos, seminaristas, cristãos leigos e leigas,Saudações em Cristo nosso Senhor!O Santo Padre o Papa Francisco, chamou para 2023 um Sínodo dos bispos sobre a Sinodalidade, e instituiu uma fase de

Saudações em Cristo nosso Senhor!

O Santo Padre o Papa Francisco, chamou para 2023 um Sínodo dos bispos sobre a Sinodalidade, e instituiu uma fase de escuta em todas as dioceses. Essa fase de escuta inicia-se no dia 17 de outubro com a missa presidida pelo bispo diocesano no Santuário de Nossa Senhora Rosa Mística em Estiva Gerbi, na se fará a oração Adsumus Sancte Spiritus e depois ficará aberta a escuta em nossa Diocese cujo os relatório-síntese devem entregue por mim até dia 22 de março de 2022.

Para realizar a escuta em nossa Diocese, conforme nos foi orientado na última reunião do sub-regional RP1, seria importante ouvir as estruturas que já temos na diocese, assim sendo, vamos organizar a escuta nos seguintes organismos:

a) Bispo Diocesano

b) O articulador diocesano do Sínodo dos Bispos

c) Os quatro vigários forâneos e seus assessores, presidido pelo

Coordenador Diocesano de Pastoral

d) As quatro foranias presidida pelo vigário Forâneo, com uma representação de 03 delegados por paróquia

e) Colégio dos consultores

f) Conselho de presbíteros, ampliado com a Pastoral Presbiteral, presidido

pelo representante dos presbíteros.

g) Conselho Diocesano Leigos

h) Conselho das Novas Comunidades

i) Núcleo do CRB diocesano

j) Comissão Diocesana de Catequese

k) Comissão Diocesana do Ano da Família

l) Representação dos diáconos permanentes e da Escola Diaconal

m) Todos os seminaristas maiores

n) As lideranças do Setor Juventude

o) Representação das pastorais sociais

O prazo máximo para entrega das respostas é dia 05 de fevereiro de 2022.

O questionário não deve ficar exposto em redes sociais, deve ser encaminhado diretamente aos interessados pelos responsáveis.

A nossa Igreja diocesana agradece imensamente cada um que vai dispor de seu tempo para participar desta escuta ajudando a construir o caminho sinodal da Igreja em comunhão com o Santo Padre, o Papa Francisco.

Dom Antonio Emídio Vilar, SBD Bispo DiocesanoPe. Luis Fernando da Silva Coordenador Diocesano de Pastoral Articulador da fase diocesana do Sínodo dos Bispos