JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE – 31 DE OUTUBRO DE 2021

Tema: “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste.” (At 26,16)

Desde o Papa São João Paulo II, em 1985, celebra-se no Domingo de Ramos a JMJ. E cada diocese organiza a JDJ, através do Setor Juventude da Diocese, com suas expressões juvenis, em preparação à JMJ proposta pelo Papa a cada três anos, animada e rica de eventos. A finalidade da JDJ, mais do festejar, é continuar o aprofundamento da fé dos jovens a partir de um tema. A Jornada é formativa. O Papa quer estimular nos jovens o sentido de comunhão e fortalecer a consciência de pertença à Igreja.

A celebração da JDJ de 2021, pelas medidas sanitárias devido à pandemia de Covid-19, é mais moderada, com sentimento de solidariedade com o povo em seu sofrimento marcado pela doença, empobrecimento e luto, pela sobriedade, estudo, oração, silêncio e eventos virtuais.

Preparando a JMJ Lisboa 2023
A cada ano a juventude faz um caminho formativo de preparação para a JMJ.

A juventude se prepara para a grande JMJ de 2023 em Lisboa, com o tema:
«Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1,39).
O tema de 2020 foi «Jovem, eu te digo, levanta-te!» (cf. Lc 7,14)
O tema de 2021 é: «Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!» (At 26,16).

O verbo “levantar-se” é um convite ao protagonismo juvenil nos três temas. Os jovens são convidados a “levantarem-se” para testemunhar ao mundo e dentro da Igreja as riquezas da fé e dos valores que trazem na mente no coração.

A JDJ Ano 2O21
O tema, «Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!» (At 26, 16), a Comissão Nacional elaborou um subsídio propondo o estudo do tema incluindo experiências como: estudos, terços, leitura orante, via sacra, prática da solidariedade, etc. Veja o subsídio nacional da JDJ:

Atos 26, 16 está inserido no testemunho da conversão e consciência vocacional de São Paulo diante do Rei Agripa. Acusado de ser um transgressor da lei judaica, Paulo defende com firmeza e coragem o próprio ministério apelando para o mandato divino que recebeu (cf. At 26,4-12) e testemunhando a sua consciência vocacional.

Paulo diz que após a profunda experiência de Deus, foi despertado da sua ignorância, tomou consciência do seu erro (violência), se arrependeu e se converteu a Deus (cf. At 26,19-21). Compreendeu que a história da revelação de Deus, através dos profetas e Moisés, anunciava que o Messias havia de sofrer, ressuscitar dentre os mortos e que seu nome deveria ser pregado a todas as nações e, de modo particular, aos pagãos (cf. Até 26,22-23). Ao ouvir esse testemunho, Festo, o procurador Romano, para provocá-lo, disse: “você está ficando louco Paulo; todo esse seu saber o está levando à loucura”. Mas Paulo respondeu: “não estou ficando louco, excelentíssimo Festo, mas estou falando palavras verdadeiras e sensatas” (At 26,25).

A consciência de ser chamado
O tema é um estímulo para que os jovens tomem de consciência da própria vocação e sejam capazes de testemunhá-la em todos os contextos da própria vida. Esse texto da conversão de Paulo se inseri num dramático contexto existencial de incompreensão, forte pressão psicológica, desprezo por sua pessoa, rejeição das suas convicções e ameaça de condenação à morte. Mesmo assim, Paulo não se deixa levar pela pressão e se mantém firme, sereno e íntegro, testemunhando que sabia das razões da própria esperança (cf. 1Pe 3,15).

Os jovens de hoje também vivem um contexto delicado, cheio de pressões negativas da sociedade. A pandemia aumentou a manifestação aguda dos problemas juvenis, tais como a pobreza, o desemprego, a solidão, o vazio existencial, os conflitos familiares, o suicídio, etc.

Por outro lado, a pandemia desafiou milhões de jovens a testemunhar a própria fé, virtudes humanas, consciência ética. Estes jovens levantam-se. Estão de pé! Não se deixam abater pelas pressões, alimentam a experiência de Deus, mantém-se resilientes e percebem a oportunidade da solidariedade para com os mais necessitados e estão comprometidos no engajamento eclesial servindo com alegria e criatividade, na área da comunicação, animação musical, serviços de caridade, etc.

Jovens fortes e corajosos
Um dos mais sérios desafios para todos está sendo a promoção da saúde mental. Para fortalecer e preservar a saúde, é preciso alimentarmos a nossa vida espiritual que encontra na Palavra de Deus o seu combustível essencial.

Por isso, conhecendo os desafios dos jovens de seu tempo, o salmista se questionou: “Como pode um jovem conservar pura a sua vida?’ Ele mesmo responde dizendo: “meditando a Palavra de Deus” (cf. Sl. 119,9).

A Palavra de Deus educa a mente, compromete a confiar em Deus, a tranquiliza, estimula bons pensamentos e a incentiva à prática das boas ações. A experiência da intimidade com a Palavra de Deus é encontro com Deus. E isso faz toda a diferença.

Recordemos as palavras de Deus ao jovem Josué, o substituto de Moisés na liderança do povo de Deus rumo à terra prometida. “Ninguém poderá resistir a você durante toda a sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei também com você: nunca o abandonarei nem o deixarei desamparado. Seja firme e corajoso… Não se desvie… você terá sucesso em todos os seus empreendimentos” (Js 1,5-7).

Para serem fortes e corajosos, os jovens precisam de uma profunda experiência de Deus, sólida base catequética e múltiplas experiências formativas. Esse é o trabalho da pastoral juvenil. A todos os jovens, Jesus repete as palavras pronunciadas ao filho da viúva de Naim, que estava morto: «Jovem, eu lhe ordeno, levante-se!» (Mt 7,14).

PARA REFLEXÃO PESSOAL:
Ler o Capítulo 26 dos Atos dos Apóstolos: o que mais lhe tocou?
O que ajuda os jovens a serem fortes e corajosos nas dificuldades?
O que mais contribui para a prostração dos jovens hoje?

10ª JDJ – Jornada Diocesana da Juventude
Diocese de São João da Boa Vista

31/10/2021 – Martinho Prado
09:00 às 09:20 – Animação