REUNIÃO DA PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE RIBEIRÃO PRETO

Aconteceu em Rifaina, Diocese de Franca a Reunião da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto.

A reunião iniciou-se na segunda dia 14 com um momento de Convivência dos Bispos e num outro local a Convivência dos Representantes de Presbíteros e Coordenadores Diocesanos de Pastoral.

No dia 16 aconteceu a reunião com dois momentos: com toda a Província e depois dividida nos sub regionais: RP1 e RP2.

Na reunião da Província foram abordados os seguintes assuntos:

A visita ad limina apostolorum que acontecerá em Roma no mês de setembro próximo, alguns Bispos e padres foram designados para preparar relatórios:

Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto, fará o relatório à Congregação dos Bispos.

Dom Antonio Emídio Vilar, bispo de São José do Rio Preto, fará o Relatório a Congregação dos Institutos da Vida Consagrada e Sociedade de vida apostólicas.

Dom Reginaldo Andretta, bispo de Jales, fará o Relatório ao Dicastério do Desenvolvimento humano Integral.

Dom Valdir Mamede, bispo de Catanduva, fará o relatório para a Congregação da Educação Católica.

Dom Milton Kenan, bispo de Barretos, fará o relatório à Congregação do Clero.

Pe. Luis Fernando, Coordenador de Pastoral de São João da Boa Vista, auxiliará Dom João Inácio, Arcebispo de Campinas, no Relatório da Secretaria de Estado do Vaticano.

Foi discutido sobre o acompanhamento humano-afetivo dos Presbíteros.

Dom Vilar partilhou sobre sua transferência para Rio Preto.

Na reunião do RP1 do qual nossa Diocese faz parte foi discutido as 12 propostas da Assembleia intercontinental do CELAM, o encontro dos Vigários Forâneos e o Encontro da Pastoral Presbiteral.

Essas reuniões são sempre momentos de partilha fraterna e pensar do agir Pastoral na Província.