04 DE ABRIL, DIA DE SANTO ISIDORO

Santo Isidoro, Bispo e doutor da Igreja [560 – 536].
Nasceu numa família hispânica-romana muito cristã. Seu pai chamava-se Severiano, foi prefeito de Cartagena e a administrava dentro dos preceitos católicos. Sua mãe, com o nome de Teodora, educou os filhos dentro da fé cristão católica. Como fruto quatro deles foram elevados aos altares da Igreja: Isidoro (4/4), Fulgêncio (14/1), Leandro (27/2) e Florentina (20/6).

Teve como referencial de vida na figura do irmão mais Leandro, pois o pai falecera cedo. Formou-se em Sevilha, estudando o latim, grego e hebraico. Ordenou-se sacerdote e mais tarde como bispo, sucedeu seu irmão como Bipo de Sevilha por quase quatro décadas.

Isidoro quando iniciou os seus estudos, teve muitas dificuldades de aprendizagem, inclusive, gazeando aulas, trazendo grande preocupação para a família e os professores. Conta-se que, observando certa vez num poço, como as frágeis cordas fizeram sulcos profundos na dura rocha tirou uma grande lição. E a Divina Providência completou a obra, tornando-o como homem mais sábio de sua época.

Dedicou a vida nos estudos, sendo autor de numerosos livros que tratam de todo o ser humano, da agronomia a medicina, da teologia a economia doméstica.

Trabalhou na conversão dos visigodos arianos, foi responsável pela conversão dos judeus espanhóis.

Como bispo organizou núcleos escolares nas casas religiosas, que são considerados os embriões dos atuais seminários.

Presidiu o II Concílio de Sevilha, em 619, e o IV Concílio de Toledo, em 633, do qual saíram leis muito importante para a Igreja.

Foi chamado “Pai dos Concílios” e “mestre da Igreja” da Idade Média.

No dia 4 de abril de 636, sentindo-se que a morte estava se aproximando, dividiu os seus bens com os pobres, publicamente pediu perdão para os seus pecados, recebeu pela última vez a eucaristia e, orando aos pés do altar, ali morreu.

Em 1722, foi proclamado pelo Papa Bento XIV, Santo Isidoro de Sevilha, doutor da Igreja.

Oração
Ouvi, ó Deus, as nossas preces na comemoração de Santo Isidoro, para que a sua intercessão ajude a Igreja, por ele alimentada com a vossa doutrina. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

SANTO ISIDORO, ROGAI POR NÓS!