Departamento de Celebrações Litúrgicas

Pe. André Luiz Passos
Pe. Diogo Cassiano Maciel
Pe. João Paulo Spanholo

Qual é o intuito deste departamento em nossa diocese?

O Concílio Vaticano II considera “a Liturgia como o exercício da função sacerdotal de Cristo. Nela, os sinais sensíveis significam e, cada um à sua maneira, realizam a santificação dos homens” (SC, 7) por meio dos quais promoverá a santificação dos fiéis. Para a Igreja Particular, assume grande importância a celebração litúrgica presidida pelo bispo, pois ela será a manifestação da Igreja reunida sob a moção do Espírito Santo na diversidade de carismas e ministérios (SC, 41).

Com o intuito de promover essa manifestação eclesial na celebração litúrgica a Igreja Particular conta com o auxilio do Departamento de Celebrações Litúrgicas, o qual sob a guia do Mestre de Cerimônias, busca conduzir a ação litúrgica para que ela “brilhe pelo decoro, simplicidade e ordem […], em íntima colaboração com o Bispo e demais pessoas que tem por ofício coordenar as diferentes partes da mesma celebração” (Cerimonial dos Bispos, 34).

Portanto, com a finalidade de auxiliar nas celebrações litúrgicas da Igreja Particular, seja ela presidida pelo Bispo na Igreja Catedral ou em outra igreja dentro do território diocesano, o Mestre de Cerimônias, primeiro responsável do Departamento de Celebrações Litúrgicas deve apresentar-se como o auxiliador e observador das leis das celebrações sagradas. Para se prezar pelo decoro da ação litúrgica-ritual apresentam-se os cerimoniários, que junto ao Mestre de Cerimônias trabalham em harmonia para que a Liturgia atinja o seu objetivo de evangelização e anúncio da fé cristã.

ORIENTAÇÕES PARA O SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO – CLIQUE AQUI

ORIENTAÇÕES PARA DEDICAÇÃO DA IGREJA – CLIQUE AQUI