Escola Diocesana de Comunicação (EDICOM)

ORGANIZAÇÃO DA PASCOM DIOCESANA

A Pastoral da Comunicação da Diocese de São João da Boa Vista está organizada em três setores:

• Formação, site e redes sociais (Pe. Agnaldo José)
  • Rádio, webrádio e webtv (Pe. Carlos Eduardo Dóbies)
  • Assessoria de comunicação, jornal impresso e programa de TV “Nossa Igreja” (Pe. Reginaldo de Oliveira Carreira)

OBJETIVO

O objetivo dessa pastoral é promover uma boa comunicação entre as pastorais e os movimentos da diocese. Também, promover formação permanente aos agentes que evangelizam pelos meios de comunicação social e nas paróquias, visando uma integração de todos os que anunciam a alegria do Evangelho em suas atividades diocesanas.

ATIVIDADES PRINCIPAIS

Através da Escola Diocesana de Comunicação (EDICOM), oferece formação aos membros da pastoral da comunicação e às diversas pastorais diocesanas.

Atualiza o site com as principais informações e alimenta, diariamente, as redes sociais com as notícias e os acontecimentos de nossa diocese.

Publica, trimestralmente, o jornal “A voz da Diocese”.

Produz e veicula, semanalmente, no site e na TV União (São João da Boa Vista-SP) o programa de “Nossa Igreja”.

Todas essas atividades tem a participação ativa de nossa secretária Talita Schiavo (cúria diocesana) e o acompanhamento de nosso bispo Dom Antonio Emidio Vilar, SDB.

EDICOM

A Escola Diocesana de Comunicação, coordenada pelo Pe. Agnaldo José, tem como objetivo principal, a partir do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Doc. 99 da CNBB, n. 126):

Acompanhar o desenvolvimento do processo comunicacional em sua feição midiática a fim de atualizar a sua missão no mundo.

Colocar como prioridade o aprimoramento das estratégias de comunicação para que a ação pastoral alcance seus objetivos de forma eficiente.

Organizar o processo de sensibilização e formação dos leigos para o exercício pleno da comunicação, um dos grandes desafios para a Igreja, levando em conta o reconhecimento de que estamos vivendo uma mudança de época.

Essa sensibilização e formação acontecem através de artigos e vídeos publicados no site da diocese, de encontros trimestrais e do contato direto com os membros da pascom das paróquias por meio das redes sociais.

Confira:

TEXTOS FORMATIVOS