Instruções para o Plantio das Árvores pelas paróquias

Plantio da Árvore da Juventude

Providenciar:

– Escolher um local significativo e adequado para o plantio

– Material adequado para preparação da cova

– Siga as instruções para o preparação da cova e plantio

– Regador / água

– Proteção e estaca para nortear e proteger a muda recém plantada

CELEBRAÇÃO DO PLANTIO

1. Monição ambiental (espontânea)

2. Acolhida calorosa dos presentes (espontânea)

3.Momento penitencial

O Papa Francisco na sua Encíclica “Laudato Si”, afirma que São Francisco de Assis, “era um místico e um peregrino que vivia com simplicidade e numa maravilhosa harmonia com Deus, com a natureza e consigo mesmo.  Nele se nota ate que ponto são inseparáveis a preocupação pela natureza, a justiça para com os pobres, o empenhamento na sociedade e a paz interior.” A luz da Palavra de Deus, reconhecemos que toda deterioração da vida em nossa Casa comum, tem suas raízes na ruptura nas 3 relações fundamentais da existência: com Deus, com o próximo e com a terra.

  • Senhor, que, por vossa morte, nos reconciliastes com o Pai, tocai o coração dos que, pelo pecado, romperam a aliança de amor e se afastaram de Vós, para que regressem a Vos e permanecam em vosso Amor. Tende piedade de nos!

Todos: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS!

  • Senhor, que dissestes que pecamos contra vos, quando pecamos contra nossos irmãos e irmãs, perdoai as faltas que cometemos contra a unidade da vossa famlia, quando não damos espaço e apoio para nossa juventude e fazei-nos um só coração e uma só alma e tende piedade de nós.

Todos: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS!

  • Senhor, que sendo rico vos fizestes pobre por nosso amor, para enriquecer-nos com vossa pobreza e assim nos ensinastes a cuidar, cultivar e partilhar os bens da criação para o bem de todos, perdoai-nos quando nos arvoramos como proprietários, dominadores e saqueadores da criação e não somos sensíveis aos clamores da nossa juventude, tende piedade de nós.

Todos: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS!

4. Hino de gratidão (sugestões)

  1. Oração: Louvado sejas, meu Senhor (São Francisco de Assis)

Antifona:  Altíssimo, onipotente, bom Senhor, a Ti  louvor para sempre!

Com todas as Tuas criaturas, especialmente o Senhor irmão Sol,

Que clareia o dia e com sua luz nos alumia. E ele é belo e radiante

Com grande esplendor, de Ti, Altíssimo, é a imagem.

Todos: Louvado sejas, meu Senhor,

Pela irmã lua e as estrelas, que no céu formaste claras e preciosas e belas.

Pelo irmão Vento, pelo ar, ou nublado ou sereno, e todo o tempo,
Pelo qual às tuas criaturas dás sustento.

Todos: Louvado sejas, meu Senhor,

Pela irmã água, que é mui útil e humilde,  preciosa e casta.

Pelo irmão fogo. Pelo qual iluminas a noite. E ele é belo e suave. E vigoroso e forte.

Por nossa irmã e mãe Terra, que nos sustenta e governa,
E produz frutos diversos e coloridas flores e ervas.

Todos: Louvado sejas, meu Senhor,

Pelos que perdoam por Teu amor, E suportam enfermidades e tribulações.
Bem aventurados os que sustentam a Paz, que por Ti, Altíssimo, serão coroados!

Pelos jovens, que são o “agora de Deus” por sua força e energia, suas potencialidades e seu vigor… que crescam como plantas vigorosas no meio da Igreja e do mundo!

Todos: Louvado sejas, meu Senhor,

Gloria ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo…

Como era no princípio, agora e sempre, Amem.

Antifona:  Altíssimo, onipotente, bom Senhor, a Ti  louvor para sempre!

  • Ou Canto: “ Louvado seja meu Senhor!”  Pe Zezinho

5. Oração:  Ó DEUS, SEMPRE NOS PRECEDA E ACOMPANHE A VOSSA GRAÇA, PARA QUE ESTEJAMOS SEMPRE ATENTOS AO BEM QUE DEVEMOS FAZER. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO.

Todos: Amém

6.  Palavra (sugestões de leituras)

  • Gn 2,8-15 – “tomou o homem e o colocou no Jardim para cultivar e guardar”
  • Mt 13,3b-9 – “o semeador saiu a semear”
  • 1 Cor 3,5-9 – “eu plantei, Apolo regou, mas é Deus quem faz crescer!”
  • 1 Jo 2,14-17 – “vos escrevo, jovens, porque a palavra de Deus permanece em vós.”

7. Reflexão (por conta do Presidente da Celebração)

            Neste ano de 2019, em que celebramos o Ano da Juventude em nossa Diocese, cada paróquia recebeu a muda de uma planta nas Noites de Escuta realizadas nas quatro foranias.

Esta planta é o compromisso assumido de cuidar da nossa juventude. Se esperamos que o futuro seja diferente, precisamos nos preocupar e cuidar do presente, daqueles que precisam dos nossos cuidados hoje, agora.

8. Plantio

Sugestão: convidar pessoas da comunidade estejam envolvidas com o trabalho com a juventude para fazer o plantio…

            Neste momento, faremos o plantio da “Árvore da juventude”. Ele será feito por algumas pessoas de nossa comunidade paroquial. O compromisso de ajudar a juventude a florescer não pode ser individual. Nós, enquanto comunidade, devemos nos dispor a ajudar mutuamente uns aos outros.

            Nossa juventude, como esta pequena muda (que já foi semente), esconde em si, inúmeras potencialidades:  criatividade para enfrentar os desafios, radicalidade de doar a sua vida pelos outros, potencial  de transformação do mundo,  ousadia… entre outros.  Mas precisa de espaço adequado para crescer,  cuidados, escuta e proteção…. como esta pequena planta!

Vivamos esse momento simbólico com profunda reverência e compromisso. Enquanto o plantio é feito, cantemos.

Sugestão de música enquanto o plantio é feito: Alma missionária (Ziza Fernandes)

Ou à escolha da Comunidade.

10. Regar (Algumas pessoas previamente escolhidas regam … depois do término da Celebração todos que o desejarem, poderão regar também – em sinal de compromisso  com a juventude – a muda recém-plantada)

Comentário:    A muda está plantada, mas para que ela cresça e dê fruto é preciso mais: ela precisa de água, luz e nutrientes para que se desenvolva. Nossos jovens também precisam de pessoas que estejam dispostos a fornecer o que é necessário a eles para que cresçam e desenvolvam. Ninguém nasce sabendo como fazer algo, é nossa função ajuda-los para que assumam nosso lugar no futuro. Convido a todos aqueles que estão dispostos a se comprometerem com a juventude a repetirem comigo:

“Senhor, me disponho a cuidar dos jovens de nossa comunidade. Que o meu “sim” seja capaz de ajudar a juventude a se aproximar mais de vós. Assim como esta planta necessita de água para crescer, quero que o meu “sim” seja frutífero e possa fecundar o coração dos nossos jovens a doarem sua vida pelo anúncio do Evangelho, e que, evangelizando a juventude, eu também seja evangelizado e para que enxergue no rosto de cada jovem o rosto do próprio Cristo. Aceita, Senhor, nosso “sim” e como prova desse comprometimento queremos, num gesto simbólico regar esta muda que acaba de ser plantada.Amém”

Sugestão de música após regar:   Oferta (Missionário Shalom) ou outra à escolha.

11. Preces

Rezemos juntos pela juventude: Senhor, escutai nossa prece!

  • Pela Igreja, para que sempre esteja disposta a cuidar da juventude e que lhe mostre caminhos de vida em meio aos desafios cotidianos, rezemos.
  • Pelos nossos governantes, para que vejam na juventude a força e potencial para a transformação da sociedade, rezemos.
  • Pelo jovens que sofrem, para que enxerguem no seu sofrimento o Cristo crucificado e sejam consolados e tenham esperança para superarem os obstáculos, rezemos.
  • Pela juventude da nossa diocese, para que encontre espaços para diálogo e oportunidades para mostrar o seu potencial, rezemos.
  • Pela juventude de nossa paróquia, para que sinta-se acolhida e esteja disposta a remar contra a corrente ao dizer “sim” à radicalidade, rezemos.

13. Pai Nosso / Benção  e Canto Final.