• São João da Boa Vista SP

  • mitrasjbv@diocesesaojoao.org.br

  • (19)3631-3177

Nota de Pesar pelo Falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco


“A esperança não decepciona!” (Rm 5,5)
É com este sentimento e com esta convicção, também marcados por um profundo pesar e imensa comoção, que nossa Diocese de São João da Boa Vista recebeu a notícia da páscoa de Sua Santidade, Papa Francisco. Foram 12 anos de um pontificado marcado por uma profunda fecundidade espiritual e eclesial.

Papa Francisco foi o primeiro pontífice latino-americano a assumir a Sucessão Apostólica, firmada na Cátedra de Pedro. Batizado com o nome: Jorge Mario Bergoglio, marcou a história da Igreja com sua humildade, simplicidade e compromisso incansável com os pobres, os marginalizados e a ecologia integral. Desde sua eleição, em 13 de março de 2013, trouxe um novo sopro de esperança à Igreja, guiando-a com coragem, ternura e profunda espiritualidade.

Um Papa da Alegria, como fruto do Espírito ao qual ele sempre buscou estar aberto e disponível. Um Papa Profeta, que anunciou o evangelho encarnado na vida, denunciou o mundanismo que dessacraliza a criação de Deus e testemunhou, pela sua coerência e simplicidade os valores que fundamentaram sua existência. Alegria e profetismo devem nos inspirar a buscarmos a fidelidade criativa ao Senhor ressuscitado.

Com gestos concretos de misericórdia e uma incansável busca pela paz, Papa Francisco não apenas aproximou a Igreja dos fiéis, mas também dialogou com o mundo em suas dores e esperanças. Suas encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti seguem como faróis de luz para a humanidade, clamando por justiça, fraternidade e cuidado com a criação. Ele projetou a Igreja de Jesus Cristo como participante do grande diálogo para o cuidado com a casa comum, nosso planeta terra. Fazermos memória do seu legado nos compromete a sermos cuidadores amorosos da vida em todas as suas dimensões.

Sensível ao sacramento central da vida da Igreja, a Eucaristia, ele nos presenteou com a Carta Apostólica Desiderio Desideravi sobre a formação litúrgica do Povo de Deus. Constatando comportamentos de cristãos católicos, clérigos e leigos, muito marcados por um clericalismo, nomeado pelo Papa Francisco de câncer na Igreja, convocou-nos para uma formação litúrgica que nos educasse para vivermos uma Igreja que celebra em comunidade, evocando a participação de todos, e nos chamando a uma consciência eclesial, onde o serviço do Lava-pés se torne a sua maior referência. A Diocese de São João da Boa Vista agradece profundamente a Deus pelo dom da vida e missão do Papa Francisco. Sua voz profética, suas homilias sempre simples e tocantes, sua atenção aos jovens, aos idosos, aos refugiados e aos mais vulneráveis deixarão um legado inesquecível.

A convocação do Sínodo, feita pela Papa Francisco e concluído com um Documento do Magistério Petrino, reafirma o caminho da Igreja na fidelidade ao Espírito Santo, revelado nas grandes indicações iluminadores do Concílio Vaticano II. Nossa Igreja reafirma a sua identidade como servidora do Evangelho e nos convoca a vivermos nossa eclesialidade com Comunhão, Participação e Missão.

De modo especial, nossa Diocese de São João da Boa Vista, agradece o carinho pastoral pelas nomeações de Dom Antônio Emídio Vilar, SDB (atual bispo da diocese de Rio Preto), Dom José Carlos Brandão Cabral (bispo emérito), Dom Moacir Silva (Atual arcebispo da arquidiocese de Ribeirão Preto - nomeado Administrador Apostólico de nossa diocese por um período). E, como atual bispo desta diocese, também agradeço por confiar a mim o ministério episcopal e o cuidado desta igreja local de São João da Boa Vista.

Em oração, pedimos ao Senhor que acolha Sua Santidade em sua infinita misericórdia e que continue a guiar a Igreja com o mesmo Espírito de amor e renovação que caracterizou seu pontificado.

Descanse em paz, Papa Francisco. Obrigado por ter sido um verdadeiro pastor, um servo dos servos de Deus, e por ter nos mostrado, com palavras e atitudes, a ternura do Evangelho.

Dom Eugênio Barbosa Martins, SSS
Bispo da Diocese de São João da Boa Vista

Por: Diocese São João em: 21-04-2025 às 13:36:20

Thumb

Thumb

Thumb