O Jornal da Difusora desta sexta-feira (24) recebeu o padre Carlos Alves, pároco da Paróquia São José São José do Rio Pardo e presidente da Cáritas Diocesana de São João da Boa Vista, e Gabriel Satti, advogado de Vargem Grande do Sul e vice-presidente da instituição.
Durante a entrevista, o padre Carlos explicou que a Cáritas é um organismo da Igreja Católica ligado à Cáritas Internacional, criado para organizar e animar o serviço de caridade nas comunidades, em sintonia com o ensinamento de Jesus: “Tive fome e me destes de comer”.
O padre destacou que a Cáritas Diocesana foi oficialmente instituída em 20 de novembro de 2024, no Santuário de Nossa Senhora do Desterro, e atua incentivando ações sociais nas paróquias, como campanhas de solidariedade, apoio a projetos sociais e formação de voluntários.
Gabriel Satti explicou que a Cáritas é formada por uma diretoria e representantes de todas as paróquias da diocese, com mandato de quatro anos, e que já coordena a distribuição de recursos da Coleta da Solidariedade, que arrecadou R$ 88 mil para beneficiar seis projetos que atendem crianças, dependentes químicos e pessoas em vulnerabilidade social.
Padre Carlos reforçou que o trabalho da Cáritas neste ano está ligado ao Jubileu da Esperança, promovido pelo Papa Francisco, e que o próximo destaque será o Dia Mundial dos Pobres, celebrado em 16 de novembro. Cada paróquia está sendo convidada a desenvolver ações locais de solidariedade.
“O nome Cáritas vem do latim e significa amor concreto, o amor em forma de doação ao próximo”, ressaltou o padre Carlos.
A entrevista foi realizada pelo Jornalista Weslen Máximo e pode ser assistida no canal Rádio Difusora Casa Branca no YouTube.
Por: Diocese São João em: 25-10-2025 às 13:22:14
