• São João da Boa Vista SP

  • ouvidoria@diocesesaojoao.org.br

  • (19)3631-3177

Padre Rogério conclui Mestrado em Liturgia Pastoral na Itália e iniciará Doutorado em Roma

A Diocese de São João da Boa Vista celebra um novo marco na formação acadêmica e pastoral de seu clero. No último dia 5 de fevereiro, no Instituto de Liturgia Pastoral Santa Giustina, em Pádua (Itália), o padre Rogério Ramazotti Calelo concluiu o Mestrado em Teologia com especialização em Liturgia Pastoral.

A trajetória teve início em 2022, quando, após diálogo com o então bispo diocesano, Dom José Carlos Brandão Cabral, e com a aprovação dos Conselhos Diocesanos de Pastoral e Presbiteral, a Diocese solicitou à Diocese de Pádua o acolhimento para que o sacerdote realizasse, além dos estudos, uma experiência pastoral em comunidade.

O acolhimento foi confirmado, e em junho de 2023 padre Rogério mudou-se para a região de Cervarese Santa Croce, onde atuou pastoralmente nas paróquias de São Miguel Arcanjo (Montemerlo), Exaltação da Santa Cruz (Cervarese Santa Croce) e Santo Antônio (Fossona).

Os estudos tiveram início em outubro de 2023, desenvolvendo-se ao longo de quatro semestres. No último semestre de 2025, o sacerdote concluiu sua pesquisa científica intitulada “Formar para participar ou participar para formar? Os desafios de uma verdadeira formação litúrgica”, na qual analisa o significado da participação ritual e da formação litúrgica, destacando como ambas se encontram na sensibilidade humana e na ação ritual da Igreja.

O percurso acadêmico foi acompanhado pelos professores Pe. Loris Della Pietra (diretor do Instituto e moderador da dissertação) e Pe. Sebastiano Bertin (censor da dissertação).

Após discernimento com o bispo diocesano, Dom Eugenio Barbosa Martins, sss, e com o apoio dos organismos sinodais da Diocese, padre Rogério iniciará agora o 3º Ciclo de estudos (Doutorado) no Pontifício Ateneu Sant’Anselmo, em Roma, referência mundial em estudos litúrgicos.

Em nota, o sacerdote agradeceu à Diocese de Pádua pelo acolhimento, ao Instituto Santa Giustina pelo suporte acadêmico e à própria Diocese de São João da Boa Vista pela confiança e incentivo ao seu crescimento teológico e pastoral. Ele pediu ainda as orações dos fiéis nesta nova etapa.

Por: Diocese São João em: 07-02-2026 às 11:29:24

Thumb

Thumb